Qua, 16 de fevereiro de 2011, 08:17

CNS autoriza curso de Medicina para Lagarto
CNS autoriza curso de Medicina para Lagarto

Conselho Nacional destaca união entre UFS, governos e conselhos de saúde


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou em seu site a ata da ducentésima décima sexta reunião que abordou em sua pauta, dentre outros temas, a autorização do curso de Medicina do campus de Lagarto. A reunião ocorreu em 8 e 9 de dezembro de 2010.

Leia também:
Obras da sede provisória do Campus de Lagarto seguem

No documento, a conselheira Maria Helena Machado, coordenadora da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do CNS (CIRH), destacou “a integração da universidade, das três esferas de governo e dos conselhos estadual e municipal e o projeto de desenvolvimento do Estado e dos municípios”.

A equipe do CNS enviou uma equipe in loco para “avaliar as condições, instalações e ambiente institucional”. A visita técnica à sede da UFS e a Lagarto teve o objetivo de subsidiar o plenário do conselho em sua decisão.

O curso de Odontologia, que também necessita de parecer favorável do CNS para entrar em funcionamento, ainda não foi apreciado pelo conselho. A reunião ainda não tem data marcada.

Vestibular

O vestibular 2011, que ocorreu em dezembro, foi o primeiro processo seletivo para o campus de Lagarto. Foram ofertadas 300 vagas para os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Medicina deve entrar no vestibular 2012, que acontece em dezembro deste ano. Serão 50 vagas anualmente no turno integral (manhã e tarde) e com duração de 12 semestres letivos.

Inicialmente, o campus funcionará em instalações provisórias no Colégio Estadual Abelardo Romero (o Polivalente), cedido pelo Governo do Estado. As aulas começam em 14 de março.

Sobre o CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

Dentre suas competências, está a articulação com o Ministério da Educação quanto à criação de cursos de ensino superior na área da saúde, no que concerne à caracterização das necessidades sociais.

Visite a página do CNS.

Ascom
comunica@ufs.br



Atualizado em: Qua, 16 de fevereiro de 2011, 08:28
Notícias UFS