Qui, 15 de dezembro de 2022, 12:43

TV UFS inicia suas operações em canal aberto
0inaugura  otv

A partir desta terça-feira, 31, está oficialmente inaugurada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) a TV UFS, emissora em TV aberta que está sendo transmitida por meio do canal 2.1 e é a nova afiliada em Sergipe da TV Brasil, pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A inauguração da TV coincide com o mês em que a universidade comemora os seus 54 anos.

Para viabilizar essa transmissão, o reitor da UFS, Valter Santana, assinou uma parceria com a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, que concedeu o uso do terreno e da torre da TV Aperipê, no parque localizado no Morro do Urubu, para a construção do abrigo onde funciona o transmissor e está instalada a antena, ambos os equipamentos cedidos pela EBC.

A solenidade que marcou a inauguração da TV ocorreu na manhã desta terça no auditório Libório Firmo (auditório da Reitoria). Para o reitor da UFS, é um privilégio concretizar um sonho que começou na gestão do reitor Luiz Hermínio, quando em 1993 criou o Centro Editorial e Audiovisual (Ceav), ganhando impulso com o reitor Angelo Antoniolli, que em 2019 iniciou o processo que culminou com a concessão do canal.

“É um sonho da universidade, que dá mais um passo para a consolidação da sua comunicação institucional e ampliação do laboratório de comunicação, permitindo que cada vez mais possamos formar alunos com uma maior qualidade. É a chance de ter uma TV em canal aberto para toda a sociedade acompanhar a produção realizada pela universidade”, comemorou.

“Para além disso, é uma alegria muito grande ter a Aperipê como parceira para a concretização dessa realidade, colocando em prática um projeto que beneficia a sociedade sergipana”, complementou o reitor.

Inaugura  o tv 3

Fase experimental

O jornalista Marcos Cardoso, coordenador do Sistema Universitário de Radiodifusão, explicou como funcionará a TV em sua fase experimental. “Inicialmente será exibida a programação nacional da TV Brasil, mas a TV UFS já produz conteúdo de qualidade, a exemplo do UFS Ciência, veiculado em seu canal na internet, como também as matérias que são veiculadas pelo Univerciência, a rede de TV universitária do Nordeste. Estamos nos preparando para iniciar a inserção da nossa programação diária na grade da TV Brasil. O diferencial é fazer comunicação com assuntos de interesse da universidade”, pontuou.

“Queremos ser uma emissora que atende a toda a sociedade sergipana, que quer estar inserida no contexto da sociedade. É um passo largo que foi dado, que vem sendo estabelecido há quase 30 anos e está sendo concretizado hoje, estamos em uma primeira etapa, ainda há muito a ser feito e espero que a TV cresça e melhore cada vez mais”, ressaltou Marcos Cardoso.

Inaugura  o tv

Prática

Além da importância enquanto canal de televisão, a TV UFS será um campo de prática fundamental para os alunos dos cursos de comunicação, conforme enfatiza a professora Maíra Bitencourt, atual diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS. “Esse é um sonho sonhado por muitas pessoas, de que a gente tivesse essa TV universitária, que vai muito além de mais um canal de televisão, é um espaço de estágio dos nossos alunos, de aprendizado para os jovens que passam por todos os cursos de Comunicação que temos na universidade”, comentou.

“A TV vem para ser um espaço de comunicação pública, mas também de ensino e aprendizagem para a formação de jornalistas, publicitários e do pessoal de audiovisual. A diferença está em conseguir dar uma formação de qualidade, com o exercício de rotinas práticas. Em sala de aula se aprende como fazer jornalismo, televisão, cinema, mas é a prática que permite que nossos alunos saiam profissionais capacitados e qualificados para o mercado de trabalho”, considerou Maíra.

O ministro substituto da Comunicação, Maximiliano Salvadori, participou da solenidade de inauguração da TV UFS de forma virtual. “Hoje é um momento de celebração para todo o estado de Sergipe, e a orientação do Ministério é desburocratizar os processos de radiodifusão, tornar disponíveis para os brasileiros esses serviços da melhor forma. Essa parceria permite à EBC levar os seus serviços a Sergipe com uma qualidade de imagem de TV digital, além de transmitir para a população conteúdos educativos da universidade”, lembrou Salvadori.

Inaugura  o tv 2

Histórico

A nova emissora foi gerada por meio de um núcleo de audiovisual, que foi tomando corpo como uma produtora, passou a se identificar como TV nas redes sociais e agora nasce como TV aberta. A TV UFS, afiliada da TV Brasil, já pode ser sintonizada no canal 2.1.

Além de transmitir a programação da TV Brasil, em breve a TV UFS estará veiculando seus próprios programas, trazendo informações sobre a comunidade universitária, sobre as novidades do ensino, da pesquisa e da extensão e sobre o que acontece fora dos seis campi da universidade.

Também estiveram presentes à solenidade de inauguração o gerente executivo de Planejamento de Programação e Rede Nacional de Comunicação Pública da EBC, Vancarlos Oliveira Alves; Conceição Vieira, Diretora Presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe; Givaldo Ricardo de Freitas, superintendente de Comunicação do Estado, representando o governador Belivaldo Chagas; o secretário municipal de São Cristóvão, Mário Freire, representando o prefeito e a secretária municipal de Comunicação de Aracaju, Tirzah Braga.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 15 de dezembro de 2022, 12:43