Pgina Principal

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Estilo atual: Padrão

UFS lança Catálogo de Cursos de Graduação 2012

Material é destinado, principalmente, a vestibulandos; Faça o download

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Editora UFS, está lançando o Catálogo de Cursos de Graduação 2012. O catálogo, que está em sua segunda edição, traz os cursos divididos por grandes áreas de conhecimento e se destina, principalmente, aos candidatos do vestibular.

O catálogo traz detalhes sobre as 106 opções de cursos de todos os campi. São informações atualizadas sobre o número de vagas, o conteúdo estudado ao longo do curso, a rotina e a atuação dos profissionais e a configuração atual do mercado de trabalho. O material está disponível também no Portal UFS (pode ser encontrado na coluna da esquerda na seção “A UFS”-Institucional-Catálogo de Cursos.

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFS, Paulo Heimar, o catálogo traz “a possibilidade de ampliar as informações sobre os cursos e assim facilitar aos candidatos uma escolha que atenda a suas expectativas. A Prograd espera, deste modo, diminuir o índice de desistência e evasão dos cursos de graduação”.

Esforço coletivo

A Prograd contou com a contribuição de cada um dos coordenadores de curso para elaborar os textos com o perfil do curso, do profissional e do mercado. Depois, uma equipe do curso de Letras Vernáculas fez a revisão. Por fim, a Editora UFS elaborou o projeto gráfico, a diagramação e a ilustração.

“Não nada na editora que seja finalizado por um . Não nada que alguém faça sozinho. Foi com o apoio da Prograd e dos coordenadores que a gente conseguiu finalizar esse trabalho”, diz Germana de Araújo, coordenadora gráfica da Editora UFS.

Ela conta ainda que todo o processo de pesquisa e criação do projeto foi feito em uma semana pela equipe de estudantes de Design Débora Santana, Jean Carlo e Marília da Rocha. “Escolhemos cores mais intensas e um visual mais moderno. Diagramamos os textos em colunas para que a leitura ficasse mais atraente. Preferimos substituir as fotos por ilustrações, que foram todas feitas pelo Jean a mão, uma a uma, num tablet”, conta Germana.

Trabalho nas escolas

O técnico em educação Gerri Sherlock é coordenador do Núcleo de Integração entre a Universidade e o Ensino Fundamental e Médio (Niufem), vinculado à Prograd. Ele faz palestras em escolas públicas, por meio da parceria entre a UFS e a Secretaria de Estado da Educação (SEED), e em escolas privadas, todos os anos, orientando os vestibulandos sobre a escolha do curso.

“Os estudantes têm dúvidas até sobre cursos famosos, como Medicina e Direito. [Têm mais dúvidas ainda] sobre os cursos novos. Por exemplo, perguntam qual a diferença entre Engenharia Agrícola e Engenharia Agronômica”, conta Gerri. Para ele, o catálogo é um aliado dos estudantes. “Fizemos um grande esforço para que as informações estejam claras e atraentes aos estudantes de ensino médio”, diz

“Sugiro que o candidato manuseie o catálogo com muita atenção. Mas se ainda restarem dúvidas, ele pode procurar o Niufem e até mesmo os departamentos dos cursos. A nossa universidade está aberta a toda a comunidade”, diz o pró-reitor Paulo Heimar.

Vestibular 2013

As inscrições para o vestibular 2013 da UFS na modalidade presencial ocorrem de 13 a 31 de agosto somente pela internet, no endereço www.ccv.ufs.br. Este será o primeiro vestibular exclusivo para alunos que vão realizar o Enem 2012.

Ao todo são disponibilizadas 5.500 vagas em 106 opções de cursos.

Ascom

comunica@ufs.br

qui, 26/07/2012 - 13:49