18 de dezembro a 18 de dezembro

Fórum 35 anos de Regulamentação Profissional do Museólogo

Comemorado no dia 18 de dezembro, o Dia do Museólogo marca a regulamentação por meio da Lei nº 7.287, de 18/12/84 do exercício da profissão. Tal lei orienta sobre suas atribuições e dispositivos de acompanhamento dos profissionais. Afinal, o que é um Museólogo? É o profissional que desempenha ações museológicas, ou inerentes à sua formação, como conservação, documentação, mediação cultural, curadoria, pesquisa museológica e gestão de instituições de perfil museal. Embora seu nome derive de "museu", o profissional tem um amplo leque de atuação, como gestão de memória e acervos públicos e privados, instituições culturais, pesquisa, curadoria, gestão, mediação cultural, entre outras, buscando sua articulação de forma coesa da informação com o seu público. No Brasil, o primeiro curso de Museologia foi criado em 1932, na cidade do Rio de Janeiro ligado ao Museu Histórico Nacional, posteriormente incorporado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Apenas em 1969 foi criado o segundo curso de Museologia, na Universidade Federal da Bahia. Com a implantação da Política Nacional de Museus, em 2003, e a criação do Instituto Brasileiro de Museus, em 2009, há um fortalecimento da área, culminando com a ampliação de cursos de graduação em Museologia em todo o Brasil, a exemplo do curso existente na Universidade Federal de Sergipe, criado nano de 2007. Desta forma, o evento "Fórum 35 anos de Regulamentação Profissional do Museólogo", realizado pelo Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, não apenas busca comemorar essa data emblemática para todos os profissionais, mas por meio da realização de duas mesas redondas, discutir temas como a nova definição de Museus pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e os desafios na gestão de museus.

O evento acontecerá no Auditório do Campus de Laranjeiras.

08:00 Credenciamento

08:00 Abertura de Exposição

08:30 mesa de abertura

09:00 Mesa “O Novo conceito de museu”