14 de setembro a 18 de setembro

Webinar: Fontes e arquivos nos estudos pombalinos(História, Linguística e Literatura)

Estão abertas as inscrições, com vagas limitadas (80), para o Webinar Fontes e arquivos nos estudos pombalinos (História, Linguística e Literatura), que será realizado entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020, às 9h (horário do Brasil) 7 13h (horário de Portugal).

Este evento vincula-se ao Pombalia: Para a construção de um corpus pombalino: Parte I - Os Escritos Historiográficos Pombalinos (Referência: PTDC/HAR-HIS/32197/2017), projeto de investigação e preparação da obra completa do Marquês de Pombal, em 32 volumes criticamente anotados, sob a direção de José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho-Marques.

O projeto busca fazer o levantamento de toda a obra escrita do Marquês de Pombal ou por ele diretamente inspirada e preparar uma edição criticamente anotada e atualizada, promovendo assim uma renovação dos estudos pombalinos. Justifica-se também pelo protocolo de cooperação, firmado em 2018, entre a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização da Universidade Aberta de Portugal, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Universidade Federal de Sergipe, relativo ao projeto da obra completa pombalina, do qual fazemos parte da Comissão Científica Internacional.

O objetivo do protocolo é fornecer os meios necessários para uma coedição da obra completa do Marquês de Pombal, envolvendo a editora da UFS e a instituição portuguesa acima mencionada, bem como proporcionar os meios necessários para o desenvolvimento de uma equipe brasileira de investigação, com participação efetiva dos membros do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS. Seu objetivo principal é discutir sobre a importância das fontes e arquivos na pesquisa histórica, de modo geral, e nos estudos pombalinos, em articular.

Inscrições via sigaa.