Lançamento dos programas Pibid, RP e Pró-Licenciaturas
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoverá, no dia 24 de novembro de 2020, a partir das 9h, na TV UFS (YouTube), o ato de lançamento oficial dos programas Residência Pedagógica (RP), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Licenciandos na escola. O convidado, o professor Mozart Neves Ramos, proferirá, na ocasião, uma aula magna intitulada Desafios para Formação Inicial Docente.
Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Mozart tem um vasto currículo e experiência na área da educação. Além da docência, ele foi reitor da UFPE, presidente da ANDIFES, participou do Conselho Nacional de Educação (CNE), foi Secretário de Educação de Pernambuco e membro da ONG Todos pela Educação e do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é o titular da cátedra Sérgio Henrique Ferreira no Instituto de Estudos Avançados (USP/RP). No CNE, relatou a Base Nacional Comum para a formação Docente (BNC/Formação), documento que estabelece as novas diretrizes curriculares para as licenciaturas.
O Pibid e o RP envolvem, cada um, 456 discentes, 20 docentes da UFS e 57 da educação básica. Os dois programas terão duração de 18 meses, são financiados pela Capes e fazem parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Já o Pró-licenciatura é um programa instituído pela UFS e, a exemplo do PIBID e RP, visa inserir o licenciando no contexto da sala de aula na educação básica por mais tempo. Ao todo, os três programas congregam 1.300 pessoas, distribuídas em pouco mais de 30 escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) que ficam localizadas na capital e no interior de Sergipe.
A inscrição está aberta e pode ser realizada no Sigaa.
Prograd