07 de junho a 05 de novembro

Diálogos Freireanos: pensando a educação além fronteiras

Este curso de extensão é proposto em comemoração ao centenário de nascimento do Patrono da Educação brasileira e de Sergipe, Paulo Freire, e objetiva desenvolver atividades acadêmicas amparadas nos fundamentos básicos do pensamento de Freire como sua postura dialógica e comunicacional do processo educativo. Para tanto, são propostas atividades que serão desenvolvidas entre junho e novembro de 2021, através de encontros virtuais sobre temáticas da educação em diálogo com o pensamento freireano no Brasil e no mundo.

É promovido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (DED/UFS) - e tem a participação do Diretório Acadêmico Livre dos Estudantes de Pedagogia (DALEPE/UFS).

07 de junho

18h30min às 18h55min.

Abertura oficial

Comissão organizadora e chefia do DED

07 de junho

19h às 21h

Literatura e Paulo Freire: "Ler o mundo, ler a palavra" em romances de Érico Veríssimo.

Profª Dra. Roselusia Teresa de Morais Oliveira – DED/UFS.

Mediação: Profª Dra. Marizete Lucini - DED/UFS

06 de julho

17h às19h

Alfabetização freireana: método e fundamentos conceituais para uma educação emancipatória.

Profª Dra. Suzana Mary de Andrade Nunes – DED/UFS

Profª Dra. Verônica dos Reis Mariano Souza – DED/UFS

25 de agosto

14h às 16h

Paulo Freire e o pensamento insurgente na América Latina.

Profª Dra. Cheron Zanini Moretti – Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS)

Mediação: Prof. Dr. Glaucio Machado - DED/UFS

19h às 21h

Paulo Freire: educação popular e pensamento decolonial.

Prof. Dr. João Colares da Mota Neto –Universidade do Estado do Pará, Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (UEPA/PA).

Mediação: Profª Dra. Marizete Lucini - DED/UFS

26 de agosto

14h às 16h

O pensamento de Paulo Freire: contribuições para pensar a formação de professores.

Profª Dra. Marília Gabriela de Menezes Guedes – UFPE - Cátedra Paulo Freire.

Mediação: Prof. Dr. Paulo Heimar Souto - DED/UFS

19h às 21h

Paulo Freire: memória e resistências.

Profª Dra. Liana Borges -Professora Aposentada da Rede de Porto Alegre. Curadora do Café com Paulo Freire.

27 de agosto

14h às 16h

Paulo Freire e a luta do movimento estudantil no Brasil.

Matheus Pacheco: Ex-coordenador do DALEPe e do DCE-UFS e conselheiro estadual de juventude.

Guilherme Barbosa Rodrigues: Diretor de Políticas Educacionais da UNE, representante na coordenação executiva nacional do FNPE. Acadêmico de direito na UFT e membro do Conselho superior universitário.

Rosicleide Nascimento: Diretora de Ciência e Tecnologia da UNE. Acadêmica de pedagogia na UESB e Gestora pública na UniFTC
Mediação: Miquéias Oliveira dos Santos - Acadêmico de Pedagogia/UFS. Membro do DALEPE

08 de setembro

Educação ambiental freireana.

Prof. Dr. Ivo Dickmann - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ/SC)

Doutorando Jonielton Oliveira Dantas - PRODEMA/UFS

Profª Dra. Maria José do Nascimento Soares – DED/UFS

Mediação: Prof. Dr. Glaucio Machado - DED/UFS

19 de setembro

15h às17h

Aniversário de Paulo Freire.

Sarau de poesias e canções em homenagem ao aniversário de Paulo Freire.

07 de outubro

19h às 21h

A leitura sob a luz de Paulo Freire: sua infinitude amorosa, humana e libertadora.

Profª Dra. Eliana Sampaio Romão – DED/UFS.

05 de novembro

Encerramento

Atividade de Encerramento - Roda com apresentações de cartas de estudantes a Paulo Freire.

Outras informações no site do evento.