Agenda
04 de outubro a 05 de outubro

Codap organiza II Oficina de Iniciação Científica Jr

Com o objetivo de ajudar os alunos da educação básica a compreender o que é ciência e entender as orientações fundamentais para desenvolver habilidades em torno da pesquisa científica, o Colégio de Aplicação (Codap) organiza a II Oficina de Iniciação Científica Jr. O projeto também se destina a estudantes de graduação e pós-graduação que tenham dificuldades com a prática da pesquisa científica.

Sob a coordenação do professor Saulo H. S Silva, a oficina acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, das 10h às 12h, no auditório do anfiteatro do Codap. O evento contará com os ministrantes Sizinio Lucas F. de Almeida e Mykael Morais Viana, ambos mestrandos em Filosofia.

As inscrições estão abertas via Sigaa.

II Oficina de Iniciação Científica Jr

A necessidade de tornar o ensino indissociável da pesquisa consiste em um paradigma da aprendizagem porque não se produz conhecimento sem pesquisa. Entretanto, a orientação do ensino como atividade meramente mimética tem livre curso no Brasil, principalmente, na educação básica. Por sua vez, produzir conhecimento não deve ser uma atividade apenas do professor, mas também do aluno; é fundamental que o aluno seja instigado a problematizar as coisas e a tentar descobrir respostas para as suas inquietações. Nos cursos de nível superior, a atividade de ensino e pesquisas são exigências, porém os jovens acadêmicos, na maioria das vezes, ingressam nas universidades sem nenhuma espécie de formação científica adequada. O problema está no fato que a iniciação científica no Brasil ocorre sempre de forma tardia haja vista não existir na educação básica tradição de pesquisa, sobretudo, porque está alicerçada no ensino mimético e no cultivo da moral.