20 de setembro a 24 de setembro

I Semana de Atenção às Fissuras Labiopalatinas e Anomalias Relacionadas da Universidade Federal de Sergipe

O evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021, das 18h às 21h, de maneira remota, por meio do canal oficial da Universidade no YouTube (TV UFS). A inscrição é gratuita e o evento conferirá certificado de 15 horas mediante comprovação de frequência. O objetivo principal desta Semana Científica é disseminar os conhecimentos básicos acerca do processo reabilitador de indivíduos com fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas entre graduandos, pós-graduandos, docentes, pesquisadores e todos aqueles que atuam ou têm interesse na área. Contaremos com palestrantes docentes, pesquisadores e clínicos das áreas de Fonoaudiologia (Motricidade Orofacial Disfagia e Audiologia), Odontologia (Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial), Medicina (Cirurgia Plástica e Cirurgia Craniomaxilofacia), Nutrição, Fisioterapia (Traumatologia) e Ciências Biológicas (Genética).

20/09

18h30 – 18h50 Abertura
Profa. Dra. Maria Natália Leite de Medeiros-Santana (UFS – Lagarto) 1

8h50 – 19h20 Fissuras labiopalatinas: além da pesquisa e da reabilitação
Prof. Dr. Luiz Carlos Ferreira da Silva (UFS – HU)

19h20 – 20h10 Anatomia e classificação das fissuras labiopalatinas pela ótica do anatomista
Prof. Dr. Henrique Pereira Barros (UNCISAL / UNIT / USF-USA /MARC-USA / Nicholson Center-USA)

20h10 – 21h Cirurgias primárias de lábio e palato: a ciência e a arte Dr. Rui Manuel Rodrigues Pereira (IMIP)

21/09

18h30 – 19h20 Aspectos nutricionais: o que é preciso saber?
Dra. Suely Prieto de Barros (HRAC)

19h20 – 20h10 Fissuras labiopalatinas e Sequência de Robin: os desafios da alimentação na população neopediátrica
Dra. Rosana Prado de Oliveira (HRAC)

20h10 – 21h Comunicação nas fissuras labiopalatinas: aspectos relevantes sobre fala e audição