Agenda
01 de dezembro a 04 de dezembro

Lançamento do livro Poderosas Rainhas Africanas

No dia 1º de dezembro, às 10h, será lançado o livro-arte ‘Poderosas rainhas africanas’, dentro da programação dos 70 anos do departamento de História, transmitido pelo canal do DHI no YouTube. No dia 04 de dezembro, às 17h, haverá o lançamento presencial, com todas as normas de segurança, na Livraria Escariz Jardins (Avenida Jorge Amado, 960).

A obra apresenta a trajetória de 30 mulheres que comandaram estados, exércitos, instituições ao longo da história da África. Para além de biografias, discute o poder feminino em diversas sociedades africanas. O livro é de autoria de Mariana Bracks, professora de História da África e de Cultura Afro-brasileira no departamento de História da Universidade Federal de Sergipe e é fruto das pesquisas de pós-doutorado realizado no programa de pós-graduação em História da UFMG e traz conteúdo inédito em língua portuguesa.

O projeto contou com a participação de 23 artistas: a maioria mulheres negras brasileiras, artistas de Angola e Camarões, com destaque para a arte de Edwyn Gomes, mestrando em História pela UFS. As artes foram produzidas exclusivamente para o livro a partir de pesquisa histórica e exibem os princípios estéticos de cada sociedade e os principais símbolos de poder, criando representações inovadoras de rainhas negras.

Destaca-se que estas histórias foram apagadas, invisibilizadas, de forma que hoje pouco conhecemos sobre a participação das mulheres na história da África. É importante saber que as mulheres africanas historicamente estiveram em posições de comando sim, souberam garantir seus espaços de mando e poder, e eram reverenciadas e legitimadas a assumirem posições de destaque. A consciência histórica destas trajetórias reverte o lugar de inferiorização comumente associado às mulheres negras.

O livro foi desenvolvido para o público brasileiro em geral visando apresentar a beleza e potência das civilizações africanas, da antiguidade ao presente, passando por todas as regiões do continente. Com muita arte e iconografias, o livro Poderosas Rainhas Africanas é excelente material paradidático que deve ser utilizado por professores e educadores engajados na luta contra o racismo e todos os tipos de discriminação.