09 de dezembro a 09 de dezembro

Amina: conferência sobre o filme e história Hauçá

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre História da África e Diáspora Africana (GEPHADA), ligado ao Departamento de História, realiza, no dia 9 de dezembro, o evento virtual "Amina: conferência sobre o filme e história hauçá". Trata-se de um momento de debate do filme “Amina”, lançado pela empresa de streamming audiovisual Netflix, levantando a importância de Amina para a história Hauçá, o Ananse.

A produção audiovisual trata da história da soberana de Zazzau, estado Hauçá no norte da Nigéria atual. Amina foi comandante militar e assumiu o poder central de seu reino ainda jovem. Governou por 34 anos em que promoveu a expansão das fronteiras do estado e das relações comerciais, promoveu a urbanização e outras benesses a seu povo.

Para o debate, o HEPHADA convidou o professor Ibrahim Kankara Sani, (Bayero university e Umura Yar’adua University, Nigéria), que refletirá sobre questões de gênero e história pública e sobre como o filme apresenta a personagem, com a tradução simultânea e co-organização do professor Bruno Verás (York University, Canadá) e com a mediação da professora Mariana Bracks, do departamento de História da UFS, autora do livro Poderosas Rainhas Africanas, em que Amina é uma das 30 protagonistas.

A conferência será via Google Meet, no dia 09 de Dezembro de 2021, às 15h (horário do Brasil/ e 19h na Nigéria) e as inscrições serão pelo Sigaa. UFS / extensão.