18 de maio a 20 de maio

O Departamento de Educação em Saúde (DESL), Campus Lagarto, o Centro de Educação e Ciências Humanas, Campus SC, e o Departamento de Ciências Sociais, através do Projeto Intervenção Sociológica Emergencial - INTERSOL, Campus SC, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irão realizar entre os dias 18 e 20 de maio o evento "Ensino Presencial Responsável e Sustentável: Problemas e Saberes Para Se Traçar Caminhos". O evento tem carga horária equivalente a 15 horas e as inscrições podem ser feitas por meio do Sigaa.

1º Dia - 18 maio (quarta-feira)

19h - MESA REDONDA VIRTUAL (com transmissão pelo canal da tvufs, no YouTube): Ensino Presencial Entre Necessidades, Problemas e Desinformações Pandêmicas: uma abordagem interdisciplinar.

PALESTRANTES:

André Luis Dantas Ramos (Dep. Engenharia Ambiental UFS-SC)

Marco Aurélio de Oliveira Góes (Dep. Medicina UFS-SC)

Tâmara de Oliveira (Dep. Ciências Sociais UFS-SC)

MEDIADORA: Lara França Vieira (Dep. Educação em Saúde UFS-LAG)

2º Dia - 19 maio (quinta-feira)

CAMPUS SC - RODAS DE CONVERSAS PRESENCIAIS (Centro de Vivência e com transmissão pelo canal da tvufs no YouTube): O que precisamos saber – dentro do espaço da universidade pública – sobre uma pandemia duradora?

9-11h - Tema: Máscaras e Renovação do Ar: por que aeração e máscaras eficientes são vitais para um ensino presencial mais seguro?

MEDIADOR: José Jailton Marques (Dep. Engenharia Ambiental UFS-SC)

14-16h - Tema: Evasão discente entre precarização do trabalho e ensino remoto: dois problemas contraditórios ou complementares da permanência estudantil na Universidade Pública?

MEDIADOR: Ivan Fontes Barbosa (Dep. Ciências Sociais UFS-SC)

3º Dia - 20 maio (sexta-feira)

CAMPUS LAG - RODAS DE CONVERSAS PRESENCIAL (Centro de Vivência) E VIRTUAL (com transmissão pelo canal da tvufs no YouTube): Conversando realisticamente sobre Coisas que Precisamos Saber sobre uma Pandemia Duradora numa Universidade Pública

9-11h - CAMPUS LAG - RODA DE CONVERSA PRESENCIAL (Centro de Vivência)

Tema: A insustentável leveza da COVID-19: como a gestão neoliberal da saúde pública pode matar demais, mesmo sob variantes menos virulentas.

MEDIADOR: Frederico Leão Pinheiro (Dep. de Psicologia UFS-SC)

14-16h - CAMPUS LAG - RODA DE CONVERSA VIRTUAL (com transmissão pelo canal da tvufs no YouTube)

Tema: Vacinas, desigualdades e resistências: o que pode se esconder atrás de “fake News” e movimentos contra as vacinas?

MEDIADOR: Diego Moura Tanajura (Dep. de Educação em Saúde UFS-LAG)

19h - MESA DE ENCERRAMENTO VIRTUAL (com transmissão pelo canal da tvufs no YouTube): Estudantes, Educação e Pressão Política na Gestão da Pandemia.

PALESTRANTES:

Michele Schultz Ramos (Esc. de Artes, Ciências e Humanidades USP)

Simone de Lucena Ferreira (Dep. de Educação UFS-ITA)

Jonatha Vasconcelos Santos (Lab. de Estudos do Poder e da Política – Departamento de Ciências Sociais UFS-SC)

MEDIADORA: Silvana Aparecida Bretas (Dep. de Educação UFS-SC)

Entidades organizadoras:

Centro de Educação e Ciências Humanas - Campus SC;

Departamento de Ciências Sociais (Projeto Intervenção Sociológica Emergencial - INTERSOL) - Campus SC;

Departamento de Educação em Saúde - Campus LAG;

Membros da comissão organizadora