Agenda
21 de novembro a 23 de novembro

Simpósio Narrativas sociais – Ficção e documentário

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplina em Cinema (PPGCINE/UFS) realiza o Simpósio Narrativas sociais – Ficção e documentário. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Posgrap), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Departamento de Comunicação (DCOS) e Curso de Cinema e Audiovisual da UFS. O evento objetiva, em especial, a interação entre pesquisadores da área, viabilizando um diálogo entre docentes e discentes, tanto de graduação quanto de pós.

No primeiro dia, a programação será no período da manhã, na Sala de Projeção do DCOS (Didática 6, Campus de São Cristóvão). A partir de 9h, o professor Gilson Leandro Queluz, do Departamento de Estudos Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), profere a palestra “Narrativas libertárias: cultura e emancipação”. O pesquisador vai tratar das narrativas literárias de cunho anarquista individualista. Trata-se, segundo Queluz, de denúncias e críticas à sociedade capitalista do início do século XX, que buscam vislumbrar um futuro melhor, baseado nas associações livres e na cooperação. O trabalho fala sobre o movimento anarquista que estimula o desenvolvimento das potencialidades artísticas na própria classe trabalhadora, considerando que escrever novelas, romances, peças de teatro, poesias e fazer cinema era um direito de todos e todas.

A partir das 10h30, considerando sua experiência como um dos coordenadores da Câmara II da Área Interdisciplinar, o professor Gilson Queluz conversa com os discentes do PPGCINE. Na pauta, o papel e a importância dos estudantes para a avaliação quadrienal. Por fim, entre 11h30 e 12h, a mestranda Manoela Passos apresenta o trabalho “Mulheres de cinema em Sergipe: notas sobre suas obras e experiências”.

O segundo dia do simpósio é marcado por duas mesas-redondas, também na Sala de Projeção do Depto. de Comunicação. De manhã, a partir das 9h, aprofessora Damyler Ferreira Cunha (DCOS/UFS) e a mestranda Maiara Mascarenhas de Lacerda Silva (PPGCINE/UFS) estarão à frente da mesa “Godard em dois tempos”, na qual debatem o curta “Je vous salou Sarajevo” e “Adeus à Linguagem”. No período da tarde ocorre a mesa “Documentário etnográfico: centenário de ‘Nanook, o Esquimó’, de Robert Flaherty”, com professor Luiz Gustavo Correia e o ex-aluno do PPGCINE, Cristiano Navarro Peres, com moderação do professor Hamilcar Silveira Dantas.

O ultimo dia do simpósio será voltado para a apresentação de trabalhos (20 min para cada apresentação, 20 minutos para debates das 2 apresentações):

Sessão 1 – 9h às 10h

“Análise da masculinidade personalista presente na obra fílmica República dos assassinos e a sua relação com o bolsonarismo no Brasil” – Luciana Santana

“A linguagem cinematográfica no cinema de Amácio Mazzaropi: uma análise das personagens do filme Jeca Tatu (1959) – Ana Cláudia Correa

Intervalo - 10h às 10h30

Sessão 2 – 10h30 às 11h30

“A poética nos documentários musicais de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca” - Vanderleia Cardoso

“Um realismo poético em Maya Deren” – Nicole Donato

Intervalo - 11h30 às 13h30

Sessão 3 – 13h30 às 14h30

“Traços do ensaístico na produção contemporânea de curta-metragem no Brasil: aproximações entre Carlos Nader (1998) e Cinema contemporâneo” (2019) – Lucas Menezes

“Ebó fílmico como ferramenta cartográfica: diálogos e devires de uma artista e o filme Cavalo” – Valéria Nunes

Intervalo - 14h30 às 15h

Sessão 3 – 15h às 16h

“Resistência da memória social presente na obra fílmica Jonas e o circo sem lona” – Luciana Santana

“Seja feita sua imagem e semelhança: os filmes estadunidenses da AIDS (décadas de 80 e 90)” – Anderson Araújo

As inscrições para o Simpósio estão abertas e podem ser feitas pelo Sigaa.

PPGCINE