Encontro Internacional de História Colonial
A Universidade Federal de Sergipe vai sediar o congresso "Encontro Internacional de História Colonial" no período de 17 a 20 de outubro. Em 2023, o evento marcará o retorno dos encontros presenciais do EIHC. Com o tema "Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (secs. XV-XIX)", a proposta é agregar pesquisadores, professores e interessados em debater questões teóricas e históricas relacionadas às articulações, de várias naturezas, entre a dimensão local e global da experiência colonial do período moderno.
O EIHC pretende realçar debates historiográficos contemporâneos e perspectivas metodológicas criativas que promovem reflexão crítica de análise sobre processos históricos do Império Português, em suas múltiplas conexões (econômicas, políticas, sociais e culturais) que se manifestam em experiências, trocas diversas, redes de comércio e de interesses, fluxos e refluxos das dinâmicas administrativas e jurídicas, ações, trajetórias e perfis sociais de governadores, autoridades coloniais e colonos, resistências, rebeldias e negociações, escravização e diásporas africanas, e demais temas que atravessam tais espaços e temporalidades.
O congresso também fará homenagem à professora e pesquisadora sergipana, Maria Thétis Nunes, marcando as comemorações de centenário de seu nascimento.
A programação completa pode ser consultada em https://www.eihc2023.com/. As inscrições devem ser realizadas pelo Sigaa.
