Agenda
14 de novembro a 24 de novembro

Jornada de Solidariedade com a Palestina

Entre os dias 14 e 24 de novembro, Sergipe sediará a Jornada de Solidariedade com a Palestina, que reunirá na programação um festival de cinema, oficinas e conferências sobre o país e suas relações com a sociedade brasileira. O evento será realizado em parceria entre o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (Ceai-UFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Ibrahim Abu Lughod, da Universidade de Birzeit na Palestina, a organização CineFertil, da Argentina, entre outras instituições.

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Cinema Latino Árabe (LatinArab International Film Festival) passará a ser realizado em múltiplos países simultaneamente e, no Brasil, sua sede definitiva será em Sergipe, no Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos.

A primeira edição nesse novo formato continental será dedicada especialmente à Palestina, e contará com exibições gratuitas de filmes inéditos no Cinema Walmir Almeida, entre 14 e 16 de novembro. O festival, que há mais de uma década é o principal espaço de difusão da cinematografia árabe na América Latina reunirá convidados e diretores palestinos, árabes e latino-americanos em um encontro entre cultura e pesquisa.

Além do Festival, a programação da Jornada de Solidariedade promoverá uma Conferência Internacional em parceria com a Universidade palestina de Birzeit. Serão realizados debates com convidados nacionais e estrangeiros e professores da UFS, nos dias 17 e 18 de novembro. A programação ainda inclui uma oficina de cinema com a diretora e roteirista saudita Abrar Qari, no dia 18. O evento de encerramento será durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), no dia 23 de novembro, com a roda de conversa 'Jornalismo, Literatura e Palestina', na Sala Mangue Jornalismo, em parceria com a Mangue.

Todo o evento tem o intuito de aproximar a sociedade e a arte sergipana de grandes questões globais contemporâneas, principalmente, do genocidio cometido contra o povo da Palestina. Pensando nisso, a Jornada integrará à sua programação pesquisadores e artistas palestinos para apresentarem suas próprias perspectivas sobre os acontecimentos no Oriente Médio.

Ascom UFS