Conferência com prof. Adilson Moreira - Letramento Racial
O professor e jurista Adilson Moreira estará em Sergipe entre os dias 13 e 15 de novembro, em uma série de conferências no contexto do Mês da Consciência Negra. Na sexta-feira, 14, ele participa de um dos principais momentos da programação com a conferência “Letramento racial: uma proposta de reconstrução da democracia brasileira”, às 9h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão.
O evento é uma oportunidade para o público refletir sobre a importância do letramento racial como instrumento de transformação social e política, capaz de revelar mecanismos culturais e institucionais que sustentam desigualdades raciais. A conferência leva o mesmo título do livro de Adilson Moreira vencedor do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Educação.
Além da atividade na UFS, a programação inclui outras duas conferências: “A luta antirracista no Direito”, que abre a agenda na quinta-feira, 13, às 19h30, na Associação dos Docentes da UFS (Adufs); e “Por que os seres humanos sofrem? Justiça racial e dignidade humana”, que encerra a visita do professor ao estado durante o Ajeum da Consciência Negra, na noite do dia 14, a partir das 19h, no Abassá Pilão de Oxaguian, localizado no Povoado Aloque.
A programação é fruto de uma parceria entre a UFS, a Adufs, o Abassá Pilão de Oxaguian e o Centro de Pesquisas Jurídicas e de Estratégias Públicas e Privadas Antidiscriminação (CEPEJE Antidiscriminação), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Direito da universidade.
Doutor pelas universidades de Berkeley, Harvard e UFMG e pós-doutor por Berkeley, Adilson Moreira é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da FGV. Suas pesquisas abordam temas como direito antidiscriminatório, direitos humanos e justiça racial. É autor de obras de destaque, entre elas "Racismo Recreativo", "Pensando como um Negro" e "Tratado de Direito Antidiscriminatório".
