28 de junho a 02 de julho

Conferência Internacional da Associação de Estudos Lusófonos, o Mundo Lusófono em Movimento: Passado, Presente e Futuro

O mundo lusófono atravessa países e continentes. A lusofonia está constituída por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste. Multicontinental, transnacional e cosmopolita, esse mundo inclui, atualmente, cerca de 250 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa. Além disso, após décadas e, em alguns casos até mesmo séculos, de migrações transnacionais de falantes do português também resultaram na constituição de grandes comunidades lusófonas, nas quais os imigrantes e seus descendentes espalharam-se por outros espaços do mundo. Nos dias de hoje, podemos encontrar comunidades lusófonas de dimensões consideráveis nos Estados Unidos, no Canadá, na França e na África do Sul, para apontar apenas alguns casos. Os estudos desse mundo de língua portuguesa – os chamados Estudos Lusófonos – envolvem uma investigação acadêmica ampla, multi e interdisciplinar, e a partir de perspectivas as mais diversas.

A Associação de Estudos Lusófonos (AEL) – ou Lusophone Studies Association (LSA) – é uma organização internacional que reune pesquisadores, professores e estudantes da Europa, da África, da Ásia e das Américas que se debruçam sobre os Estudos Lusófonos. Periodicamente, esses pesquisadores se reunem em congressos / conferências para apresentar as suas mais recentes produções acadêmicas. A AEL / LSA irá realizar a sua conferência de 2017 no maior espaço lusófono do mundo: o Brasil. O evento ocorrerá entre os dias de 28 de junho a 1° de julho de 2017 em Aracaju, nas instalações do Hotel Mercure Aracaju Del Mar e contará com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ainda que outros temas pudessem ser considerados, esse ano a comissão organizadora procurou, dentro do vasto contexto de O Mundo Lusófono em Movimento: Passado, Presente e Futuro, trabalhos individuais, painéis temáticos, e mesas redondas relacionados à Literatura, História Espiritualidade, Migração, Diásporas, Narcotráfico, Educação, Ensino de português como língua segunda, Juventude, Cinema, Feminismo, Raça, Lei, Militarismo, Lutas pela Democracia e Relações Brasil-Canadá.

A resposta ao chamado de trabalhos e comunicações foi muito grande e o evento deste ano contará com a apresentação de cerca de 70 (setenta) trabalhos originais distribuídos ao longo de 16 (dezesseis) painéis e sessões, contabilizando uma carga horária de 20 horas.

Além dos participantes que apresentarão trabalhos, a organização do congresso reservou 30 (trinta) vagas de ouvintes para a comunidade acadêmica da UFS, cujas inscrições serão realizadas pelo Departamento de História (DHI) via Sigaa, entre os dias 21 e 28 de junho de 2017.

Programação | Cartaz