Agenda
18 de julho a 21 de julho

V Encontro de Pesquisa e Seminário de Estágio e Extensão do Serviço Social da UFS

De 18 a 21 de julho

PERÍODO: 18 a 21 de julho de 2016
INSCRIÇÃO TRABALHO: PRORROGADA ATÉ 13/07/2016
INCRIÇÃO PARA OUVINTES: 27/06-17/07/2016
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
PÚBLICO-ALVO: estudantes e profissionais do Serviço Social e demais
interessados
VAGAS: 400
TEMA: “UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL EM CENÁRIO DE CRISE: limites e desafios para a formação e o exercício profissional do Serviço Social”.

RESUMO


O cenário mundial, de crise econômica, política, cultural, ambiental, aponta para a necessidade de trazer à baila o papel da universidade como instituição que deve estimular o debate e produzir conhecimento acerca da realidade social e seus rebatimentos na vida social.
No caso do Brasil, vive-se desde o início do século XXI um aprofundamento das distorções decorrentes da política neoliberal implantada desde a década de 1990, ainda que medidas “paliativas” em políticas como assistência social e habitação, principalmente, lograssem relativo êxito. O caso da Educação é emblemático, por ter, desde o início do Governo Lula, ao mesmo tempo ampliado em número de vagas e de instituições no setor público, via REUNI, principalmente, e massificado no setor privado, com a expansão desmedida da modalidade de educação a distância e do financiamento público em instituições privadas (FIES e PROUNI).

Os ataques à classe trabalhadora, principalmente com reformas na previdência e outras medidas que atingiram direitos sociais, fragilizaram um governo que teve por escolha o alinhamento à política econômica orientada por organismos internacionais, de forte combate ao papel do Estado, ainda que regulador de relações assimétricas entre as classes.Cabe reforçar que no âmbito da educação, os ataques superdimensionaram o processo de mercantilização do ensino, e, na educação superior ainda que amparada em programa de reestruturação, agudizou a já frágil instituição pública e ampliou significativamente a destinação de recursos às instituições privadas. A resposta a esses ataques deu-se por meio da organização dos trabalhadores, que nos primeiros 15 anos do século XXI arregimentou várias paralisações em defesa da educação pública, de qualidade e socialmente referenciada, com denúncia das condições de trabalho precárias a que estão submetidos os trabalhadores, o que afeta diretamente os serviços.


No caso da UFS, não diferente desse cenário, esse processo, ao mesmo tempo em que demonstra indicadores favoráveis pela ampliação de vagas e cursos superiores, também sinaliza o esgotamento de um modelo de crescimento sem que a participação da sociedade seja significativa. É imperioso considerar que o modelo de universidade aqui praticado responde à lógica de mercado a qual essas instituições estão submetidas na atualidade, tratadas como organizações, não como instituições da sociedade. Nesse contexto, o Encontro e Pesquisa e Seminários de Estágio e Extensão do Serviço Social da UFS (EPESS/UFS), chega à sua quinta versão, consolidando um momento de reflexão sobre a graduação e a pós-graduação na instituição, mas também sobre os limites e desafios à profissão em cenário de crise.

MEMBROS


COMISSÃO ORGANIZADORA:
Vera Núbia Santos – Coordenação Geral
Maria Cecília Tavares Leite
Rosangela Marques dos Santos
Vânia Carvalho Santos
Tereza Cristina Santos Martins
Anne Carolline Rocha Santos
Anne Caroline Santos de Andrade – Monitoria
Francielle Mesquista Paz – Monitoria
Édsina Izabel de Almeida Melo – Monitoria
Augusto César dos Santos – Monitoria
Everton Lima do Nascimento – Monitoria
Susana Almeida Rodrigues – Monitoria
Graiany Melo de Almeida – Monitoria
Líria Regina Ramos de Melo – Monitoria
Mariana Cristo Silva – Monitoria
Rosa Angélica dos Santos – Monitoria
Bruna Mariana Oliveira dos Santos – Monitoria
Miriam Santos Prescinca – Monitoria
Cleverton Alves de Souza – Monitoria
Jociane Pinheiro da Silva – Monitoria
Suellen Emily dos Santos – Monitoria


CONVIDADAS:
Christiane Senhorinha Soares Campos – Palestrante/UFS
Eblin Joseph Farage – Palestrante/UFF (A CONFIRMAR)
Josiane Soares Santos – Palestrante/UFS

COMISSÃO CIENTÍFICA:
Adelina Amélia Vieira Lubambo de Britto – UNIT
Ana Caroline Trindade Santos – SEMFAS
Clara Angélica de Almeida Santos – UFS
Flávia Augusta Santos de Melo Lopes – UFS
Francisca Gomes Lima – IESC
Jane Cláudia Jardim Pedó – UNIT
Josefa Lusitânia de Jesus Borges – UFS
Josiane Soares Santos – UFS
Kátia Maria Araújo Souza – UNIT
Magaly Nunes de Gois – UFS
Márcia Santana Tavares – UFBA
Maria Cecília Tavares Leite – UFS
Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves – UFS
Maria Helena Santana Cruz – UFS
Maria José Teles Melo Coutinho – UNIT
Neusa Nunes Malheiros – SEIDH
Noêmia Lima Silva – UFS
Rosangela Marques dos Santos – UFS
Sara Blandina de Alcântara Rodrigues – IESC
Sonale Santana Freitas – TJ/SE
Susana Rezende de Lima – Faculdade Dom Pedro II
Tereza Cristina Santos Martins – UFS
Theresa Cristina Zavaris Tanezini – UFS
Vânia Carvalho Santos – UFS
Vera Núbia Santos – UFS

CHAMADA PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHO NO V ENCONTRO DE PESQUISA & SEMINÁRIO DE ESTÁGIO E EXTENSÃO DO SERVIÇO SOCIAL DA UFS


O Departamento de Serviço Social e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, convida estudantes e profissionais de Serviço Social para submissão de trabalhos no V EPESS/2016, conforme indicações e orientações abaixo:

1) Os trabalhos serão apresentados exclusivamente na modalidade de Comunicação Oral, nos dias, horários e locais indicados pela Coordenação do Evento;
2) Podem ser submetidos para apresentação: resultados de pesquisa e sistematização de experiências de estágio e de extensão. As pesquisas podem derivar de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e outras atividades de pesquisa na graduação e na pós-graduação lato sensu ou stricto sensu;
3) As inscrições de trabalho não significam inscrição no evento, que será feita exclusivamente pelo Portal da UFS, via SIGAA, no item EXTENSÃO.
4) Os trabalhos devem ser enviados por meio de arquivo anexado para o e-mail
5epess.ufs@gmail.com, tendo por assunto PESQUISA, quando se tratar de resultado de pesquisa, ESTÁGIO, quando se tratar de sistematização de experiência de estágio, ou EXTENSÃO, quando se tratar de sistematização de experiência de extensão;
5) Os trabalhos serão submetidos à avaliação de uma Comissão Científica formada por assistentes sociais com titulação de mestrado e/ou doutorado;
6) O período de submissão de trabalhos será de 27/06/2016 a 13/07/2016;
7) O trabalho submetido deve atender às seguintes características formais:
Resumo com até 500 palavras; Fonte: Times New Roman, Tamanho 12;espaçamento simples, justificado, margem: superior e esquerda 3,0 e inferior e direita 2,0 e em formato DOC. Na primeira linha, centralizado e em negrito, deve-se inserir o título em CAIXA ALTA. Na segunda linha seguinte, os autores do trabalho, inserindo abaixo de cada nome, instituição de vínculo e e-mail; Na segunda linha seguinte, informar EIXO TEMÁTICO ou CAMPO DE ESTÁGIO OU EXTENSÃO, conforme o trabalho, dentre indicados no item a seguir; Na segunda linha seguinte, apresentar texto em parágrafo único contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussões, e Considerações Finais. Na segunda linha seguinte, indicar apoio, caso existente.
8) Eixos Temáticos e Campo de Estágio ou Extensão:
8.1) Para trabalhos de pesquisa (TCC, PIBIC, PICVOL, PET e demais Projetos de Pesquisa vinculados ou não a editais) e Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu)
• Trabalho, Questão Social e Serviço Social;
• Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional;
• Política Social e Serviço Social;
• Movimentos Sociais e Serviço Social;
• Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social;
• Classe Social, Gênero, Raça/Etnia, Geração, Diversidade;
• Ética, Direitos Humanos e Serviço Social.
8.2) Sistematização de Experiência em Estágio ou Extensão
• Assistência Social
• Saúde
• Educação
• Questão Ambiental/Agrária
• Envelhecimento
• Sócio-jurídico
• Terceiro Setor
• Habitação
• Empresa
• Previdência Social
• Segurança Pública
• Outros campos (Indicar)

O ARQUIVO do Resumo enviado deve ser salvo com o título do trabalho, em formato WORD (Extensão DOC). As pessoas interessadas podem enviar mais de um trabalho, individual ou
coletivo, com a ressalva de que EM CADA E-MAIL SÓ PODERÁ SER ENVIADO UM RESUMO POR VEZ.

IMPORTANTE

• A divulgação dos Trabalhos Aprovados será realizada até o dia 18/07/2016, com a identificação de salas e horários de apresentação (exclusivamente à noite).
• Mesmo com a submissão do Resumo à avaliação da Comissão Científica, o(s) autor(es) DEVERÁ(ÃO) SE INSCREVER NA CONDIÇÃO DE OUVINTE
pelo SIGAA.
• O evento é gratuito.


Comissão Organizadora do V EPESS/UFS

Confira a programação