23 de agosto a 23 de agosto

Lançamento dos livros "Internar para educar" e "Casa de meninas"

Nesta quarta-feira, 23, o Museu da Gente Sergipana terá as atenções voltadas para o lançamento dos livros “Internar para educar”, do professor e pesquisador Joaquim Tavares da Conceição, e “Casa de meninas”, da professora e pesquisadora Josineide Siqueira de Santana. O lançamento acontecerá às 18h.

Internar para educar

O internato já foi uma das opções preferidas pelas elites brasileiras para a educação formal de seus herdeiros. A pedagogia do internato era vista como ampla e completa, capaz de preparar integralmente os jovens. Pelo alto custo, em geral, somente os filhos de famílias ricas tinham acesso a essa forma de escolarização. Nesses colégios, além das aulas, os estudantes participavam de atividades culturais, esportivas, recebiam orientações religiosas e eram submetidos a uma rígida disciplina. Acreditava-se que, assim, estariam sendo educados futuros líderes. Mas também havia críticas a esse regime escolar: a medicina, por exemplo, discutia a higiene física e moral dos internatos, no auge do higienismo no Brasil. Padrões sociais e de comportamento eram defendidos em nome da saúde.

Casa de meninas

Com rigor historiográfico, sem, no entanto abrir mão da sensibilidade, a pesquisadora apresenta um texto poético, que conta sobre a congregação religiosa que dirigia as instituições, a acolhida dada às órfãs e dedica um capítulo às memorias das meninas. Além de pesquisar documentos diversos, a autora entrevistou ex-alunas, ex-professoras e uma das ex-diretoras das instituições. O resultado do estudo são narrativas tocantes e reveladoras que Josineide Siqueira apresenta aos leitores.

Livros "Internar para educar" e "Casa de meninas"