25 de agosto a 26 de agosto

Funcaju e UFS realizam Simpósio de Música Nordestina

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, realizará entre os dias 25 e 26 de agosto de 2016, no Centro Cultural de Aracaju, Praça General Valadão, Centro, o Simpósio de Música Nordestina.

O evento será desenvolvido através de quatro mesas-redondas compostas por pesquisadores, professores, maestros, músicos, compositores e escritores de diversas instituições do Nordeste, que analisarão diversos aspectos da música nordestina, sobretudo quanto a sua formação, tradição, diálogos, pertencimentos e dinâmicas na contemporaneidade. O evento busca promover e discutir esta tradição musical em suas diversas vertentes, além de debater sobre sua origem e desenvolvimento, identificar as contribuições étnicas, valorizar estilos diversos no seu aparato musical, trabalhar ritmos e sons e debater propostas de preservação da memória musical.

O Simpósio destina-se a estudantes, professores, pesquisadores, artistas, gestores e produtores da seara cultural. Serão disponibilizadas 120 vagas para os interessados, com certificação de 20 horas pela UFS. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 24 de agosto através do SIGAA/UFS ou na sede da Escola de Artes Valdice Teles, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, 354 - São José, Aracaju – SE.

CCART/PROEX/UFS – (79) 2105-6419.

Escola de Artes Valdice Teles (79) 3211-6913.

25/08 Manhã

8h Abertura Solene - Reitor da UFS/Presidenta da Funcaju.

8h30min Apresentação da Orquestra de Câmara da Funcaju - Regência Maestro Álvaro Araújo.

9h Intervalo

Mesa Redonda - Moderador: Sérgio Chagas (Maestro/Diretor da Escola de Arte ValdiceTeles)

9h15min Eduardo Garcia Jr. (Coord. Depart. de Música UFS)-Tema: Projeto de Formação Acadêmica em Música na UFS

10h Vladimir Silva – (Coord. Depart. de Música da UFCG) – Tema: A música erudita nordestina- Festival Internacional de Música de Campina Grande/PB