Redes sociais e eleições: midiatização e estratégias de campanhas locais e nacionais
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFS realizará um seminário que abordará, entre outros aspectos: o uso de redes sociais digitais em campanhas políticas; os fatores que influenciam a configuração de estratégias eleitorais digitais em âmbito local e nacional; e questões teóricas e metodológicas a serem consideradas nas pesquisas sobre a disputa pelo voto nas democracias contemporâneas.
As aulas serão ministradas por Jamil Marques, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Edna Miola, doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O evento acontecerá no dia 1º de março no auditório do Departamento de Comunicação Social (DCOS). A duração total será de 6 horas, divididas em dois turnos (manhã e tarde). Foram disponibilizadas 60 vagas e as inscrições devem ser feitas através do Sigaa de forma gratuita.
Programação
9h30-12h30: parte 1
O uso de redes sociais digitais em campanhas políticas: visão geral e questões teóricas;
Configurações de estratégias eleitorais digitais em âmbito local e nacional.
14h30-17h30: parte 2
A disputa pelo voto nas democracias contemporâneas;
Desafios à investigação das campanhas eleitorais em sites de redes sociais.