Seminário Cinema Negro no Feminino: afeto, identidade e memória
O Seminário “Cinema Negro no Feminino: afeto, identidade e memória” busca propiciar uma filmografia negra brasileira, que tem privilegiado de forma positiva a construção da identidade, do pertencimento e do afeto de mulheres negras.
A partir de produções de cineastas negras, o objetivo do seminário é edificar a discussão do cinema negro no feminino como categoria acadêmica que contraponha a naturalização do racismo e do sexismo no cinema; além de refletir sobre histórias de amor, paixões, afetos, desejos, ancestralidade e memória.
A atividade fará parte da programação da 3º Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ) e terá como palestrante a professora Edileuza Penha de Souza (UnB).
Realizado no Museu da Gente Sergipana, às 9h30 do dia 7 de abril, o seminário é voltado para estudantes graduandos e pós-graduandos da área das Ciências Sociais e Humanas, Cinema e Audiovisual e demais interessados.
Número de vagas previstas: 150
Programação
9h - Abertura do evento
9h30 - Seminário Cinema Negro no Feminino: afeto, identidade e memória (palestrante: professora Edileuza Penha de Souza /UnB)
11h30 às 13h - Diálogo com o público
Seminário Cinema Negro no Feminino: afeto, identidade e memória