17 de abril a 17 de abril

Conferência: Antes sonhava, hoje não durmo! A docência na escola básica em tempos de pânico moral: gênero, sexualidade e educação

Acontece nesta terça-feira, 17/04/2018, às 19 horas no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, a conferência Antes sonhava, hoje não durmo! A docência na escola básica em tempos de pânico moral: gênero, sexualidade e educação, com o professor doutor Fernando Seffner da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A fala busca estabelecer conexões entre dois movimentos políticos visíveis na sociedade brasileira. De um lado, a emergência do movimento conhecido como “ideologia de gênero”, que resultou na retirada da expressão gênero de inúmeros planos de educação, em nível municipal e estadual, e inclusive no Plano Nacional de Educação. De outro o movimento conhecido como “escola sem partido” que visa restringir a liberdade de ensinar e atinge centralmente a função docente. O campo da educação ganhou importância como terreno de disputa política, e a estes movimentos se somam outras iniciativas que restringem a autonomia escolar. Para dar conta disso o professor em sua comunicação, efetua três ações. Primeiro apresenta elementos de quatro áreas de emergência de polêmicas acerca de gênero e sexualidade na história recente, em conexão com o escola sem partido. Segundo efetua rápido garimpo no período que inicia na promulgação da Constituição Federal em 1988, buscando fios que ajudam a tecer a urdidura dessas emergências. No terceiro momento busca analisar algumas conexões que ajudam a entender o tramado das questões de gênero e sexualidade nos enfrentamentos da sociedade brasileira extraindo daí questões para pensar o campo de estudos da educação.

A discussão dessa importante temática é uma atividade desenvolvida no âmbito do ao Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016 Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Sergipe, Projeto Educação e Interculturalidade: descolonizando o olhar investigativo, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possibilitado pela aprovação de proposta no referido edital. Conta ainda com o apoio do Departamento de Educação e da Vice-Reitoria.

Cientes do compromisso da Universidade Federal de Sergipe, através do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS com a formação de professores e na certeza da indissocialbilidade entre pesquisa, ensino e extensão, estendemos o convite a toda a comunidade sergipana.

Currículo Resumido do Professor Dr. Fernando Seffner:

Graduado em Geologia e em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Sociologia e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003). Professor Associado IV da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações queer, interseccionalidade e marcadores da diferença. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa as conexões entre experiência e aprendizagem da História a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ. Coordenador do GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2017-2021). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED – Educação.

Organização do evento