Agenda
02 de maio a 02 de maio

Dcomp organiza premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Informática

Na próxima quarta-feira, 2 de maio, o Departamento de Computação da UFS, em parceria com a Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO-SE) e SergipeTec, realizarão a premiação estadual da Olimpíada Brasileira de Informática edição 2017, no auditório da Reitoria.

Durante a cerimônia, serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como menções honrosas aos melhores colocados localmente. Serão 143 estudantes premiados e todos eles receberão ainda certificados comprobatórios sobre a classificação estadual.

Como forma de inclusão, e para motivar ainda mais a participação de estudantes provenientes do ensino público, será entregue o certificado “Destaque do Ensino Público” aos estudantes com melhor classificação na competição, provenientes deste tipo de ensino. A participação das escolas também será reconhecida através de menção honrosa à escola de maior participação e troféus às escolas com maior premiação em nível nacional e estadual. Este ano, com o patrocínio do CIO-SE, os delegados das escolas com maior premiação em nível nacional e estadual receberão também Chromebooks como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado; e também o estudante representante do estado de Sergipe que obteve a maior pontuação final.

OBI

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição em nível nacional, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp desde 1999. A participação do Estado de Sergipe ocorre desde 2007, a partir de ações realizadas pelo Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e parceiros, como a Associação dos Gestores de Tecnologia da Informação do Estado de Sergipe (CIO-SE), SergipeTec e, em alguns anos, a Fapitec.

A competição segue os moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática e Física, mas neste caso, o objetivo é despertar nos estudantes o interesse pela Ciência da Computação. As atividades envolvem desafios e engenhosidade, tendo o raciocínio lógico como elemento essencial para a resolução dos problemas.

A disputa é organizada nas modalidades Iniciação e Programação. Em 2017, elas foram subdivididas nos níveis: Iniciação nível 1, Iniciação nível 2, Programação Júnior, Programação nível 1, Programação nível 2 e Programação Universitária.

A OBI é uma competição classificatória para a International Olympiad in Informatics (IOI), uma das maiores olimpíadas de Ciência do mundo. Ao longo dos anos, Sergipe sempre consegue resultados relevantes em nível nacional, a exemplo da participação de um estudante sergipano na Final Mundial da IOI, que aconteceu na Rússia em 2016. Em 2017, a partir do esforço do Departamento de Computação, CIO-SE e SergipeTec na divulgação do evento, Sergipe obteve destaque como o quarto estado com maior número de competidores no evento nacional. Foram 5.083 competidores provenientes de 55 escolas públicas e privadas, da capital e interior. Com relação à premiação nacional, foram 17 medalhas (quatro de prata e 13 de bronze) e nove menções honrosas na modalidade Iniciação. Já na de Programação foram conquistadas uma medalha de prata e duas menções honrosas. A modalidade Universitária foi alcançada com uma medalha de bronze, conquistada pela primeira vez desde sua criação na edição de 2014.