Agenda
24 de julho a 24 de julho

Livro Lugares, Potencialidades e Resistências: Terra e Povo no São Francisco

O projeto Opará: águas do São Francisco, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, lança no dia 24 de julho, às 10h30, o livro Lugares, Potencialidades e Resistências: Terra e Povo no São Francisco. A publicação é organizada pela professora Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa (UFS-Campus Sertão) e pelo professor Antenor de Oliveira Aguiar Netto (UFS -São Cristóvão), com o objetivo de descortinar as diferentes facetas de um rio que se faz vida e que anima povos que vivem em seu entorno.

Como águas que deságuam no saber interdisciplinar, os autores apresentam conhecimentos teóricos e práticos experimentados por meio da execução de projetos de pesquisa, extensão universitária e habilidades técnicas para dizer que o São Francisco ainda é um rio de diversidade e riqueza extraordinária para a produção do conhecimento.

O lançamento acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, no campus de São Cristóvão, durante O III Seminário de Recuperação Hidroambiental. O seminário terá ainda palestras sobre rio São Francisco, boas práticas de água, floresta e clima e experiências em restauração florestal no Baixo São Francisco.

A programação contará também com os minicursos sobre hidrometria, cadeia produtiva do umbu e restauração florestal. O evento é realizado é pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e terá a participação de professores e pesquisadores da UFS do Campus São Cristóvão e Sertão, além de integrantes dos projetos socioambientais Renascendo, do Instituto Palmas no estado de Alagoas, No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga no Ceará, e Movimento Transcarioca, do Rio de Janeiro.

O objetivo do seminário é promover a difusão e o diálogo das experiências e perspectivas voltadas à recuperação hidroambiental de áreas degradadas nas bacias hidrográficas do Estado de Sergipe, com enfoque no rio São Francisco. Além disso, pretende compartilhar por meio de palestras, oficinas e minicursos o conhecimento técnico e científico atuantes em trabalhos socioambientais.

A ação integra práticas de sustentabilidade promovidas pelo projeto Opará, que atua na recuperação de áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas na região semiárida nos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco, Jacaré e riacho Mato da Onça.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.opara.org.br