26 de abril a 27 de abril

Grupo de Pesquisa Mente Consciência da UFS promove discussão científica sobre mediunidade em encontro nacional

26 a 27 de abril

O Grupo de Pesquisa Mente Consciência (GPMC), sediado no Departamento de Fisiologia da UFS, promove mais um evento científico e convida toda a comunidade acadêmica a participar.

Trata-se do I Encontro Brasileiro Sobre Ciência da Mediunidade, que reunirá professores pesquisadores das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), da Bahia (UFBA), do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Amazonas (UFAM) e de Sergipe (UFS), que atualmente desenvolvem pesquisa sobre esse tema.

Desde 2012, quando foi criado, o GPMC promove atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão dentro do novo paradigma pós-materialista da ciência, dando ênfase ao estudo de fenômenos “anômalos”, que não são explicados pelo materialismo científico, como: experiência de quase morte, interação mente-corpo, mediunidade, não-localidade em sistemas biológicos, efeitos da meditação sobre a atividade elétrica cerebral, entre outros.

O encontro acontecerá nos dias 26 de abril (sexta-feira, das 19 às 21 h) e 27/4 (sábado, das 8 às 17h) no auditório da Federação Espírita de Sergipe (FEES), no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, e terá o apoio da FEES, da Associação Médico-Espírita de Sergipe (AME-SE) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (FAPITEC-SE).

Os participantes receberão certificado de 15 horas.

Informações sobre as inscrições e programação completa podem ser obtidas no site do GPMC ou no email gpmenteconsciencia@gmail.com.

Inscrições:

Estudantes e idosos: R$ 30,00

Profissionais: R$ 50,00

Programação:

Sexta-feira:

19h às 21h: Palestra de abertura: Prof. Dr. Carlos Alberto Tinoco (UFAM/FIE-PR): O modelo organizador biológico e a contribuição do Dr. Hernani Guimarães para a pesquisa de fenômenos anômalos.

Sábado:

8h às 9h: Prof. Dr. Marcos Aurélio Vinhosa Jr (UFMS): Pesquisando a fisiologia da mediunidade.

9h às 10h: Prof. Dra. Alessandra Ghinato Mainieri (UFJF/NUPES): Diagnóstico diferencial e mediunidade.

10h às 10:15h: Café

10:15h às 11:15h: Prof. Dr. Luiz Alberto Vedana (UFS): Mente e cérebro: uma abordagem pós-materialista.

12:15h às 14h: Almoço

14h às 15h: Prof. Dr. José Garcia Vivas (UFBA): Mente e cérebro: uma abordagem pós-materialista.

15h às 16h: Prof. Dr. Murilo Marchioro (UFAM): Kryua yoga e espiritismo: a glândula pineal na interface entre a ciênica e a espiritualidade.

16h às 16:15h: Café

16:15h às 17h: Prof. Dr. Carlos Alberto Tinoco (UFAM): A experiência de quase morte à luz do novo paradigma científico.

17h às 18h: Palestra de encerramento: Dr. André Gustavo Santos Silva (AME-SE): medicina e mediunidade.