Semana de Enfermagem disponibiliza cerca de mil inscrições
Serão abertas na próxima segunda-feira, 13, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a 43ª Semana de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFS e a 3ª Semana de Enfermagem do HU-UFS. Com o tema Os Desafios da Enfermagem para a Prática de Equidade, o evento oferece diversos minicursos, além de mesa redonda e palestras. As inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis na página da UFS. O evento é aberto ao público.
De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFS, Flávia Janólio, trata-se de uma ótima oportunidade para capacitação. “Esse é um momento ímpar para capacitação. São temas relevantes para a nossa prática diária, pertinentes à nossa assistência, inseridos em um momento de capacitação que ocorrerá dentro da própria instituição, o HU, sem custo nenhum”, disse.
Flávia informou também que os funcionários do HU-UFS estão tendo acesso facilitado ao evento, a fim de que participem o máximo possível de interessados. “Além da capacitação, o momento é de integração entre as equipes, de discutir práticas, problemas, o que agrega muito para a nossa profissão, em conhecimento e parceria”, complementou.
Organização
A organização da Semana de Enfermagem está a cargo da própria Flávia Janólio e da professora Andréia Centenaro, coordenadora do curso de Enfermagem da UFS. “O nosso objetivo é discutir quais são os desafios da enfermagem para uma assistência com equidade, procurando fazer a integração entre ensino e serviço. O evento simboliza também a comemoração geral da Semana de Enfermagem, que ocorre sempre em maio, pois dia 12 é o dia do enfermeiro e dia 20 é o dia do técnico e auxiliar de enfermagem”, lembrou a professora Andréia.
As organizadoras enfatizam que os temas abordados são os mais diversos dentro da área da enfermagem, desde a atenção primária até a gestão. “Saúde da criança, da mulher, do adulto e idoso são apenas alguns dos temas. Os minicursos foram pensados a partir de demandas de acadêmicos de enfermagem e profissionais da área”, citou Andréia.
Parceria
A 43ª Semana de Enfermagem, promovida pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe e a 3ª Semana de Enfermagem do Hospital Universitário, será realizada em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN-SE e com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN). O evento ocorrerá de 13 a 17 de maio de 2019 no HU-UFS.
Os cursos possuem vagas limitadas e o credenciamento ocorrerá nos primeiros 15 minutos. Após esse período, caso os inscritos previamente não compareçam, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para novas inscrições. O evento tem parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-SE) e com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFS (PPGEN).
Dentro da programação, que ocorre até 17 de maio, haverá um dia dedicado a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. No dia 16 de maio, no Campus São Cristóvão (Didática V), das 8h às 13h, a Liga Acadêmica de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal de Sergipe (Lasist-UFS), sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem Lígia Lemos, fará os testes e, em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para o HU-UFS.
Confira a programação do evento.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Por Andreza Azevedo