Palestra: Dimensão econômica da mídia local e regional no Brasil
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS) realizará na próxima segunda-feira, 17, às 14h, a palestra “Dimensão econômica da mídia local e regional no Brasil: uma proposta de estudo”. O evento acontecerá no auditório do Departamento de Comunicação Social (DCOS), campus de São Cristóvão.
A palestra será ministrado pela professora Jacqueline Deolindo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentando a “teoria da firma” como proposta para o estudo da dimensão econômica dos meios de comunicação locais e regionais brasileiros.
A abordagem, que já é praticada desde os anos 1980 por economistas de mídia em países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Holanda, tem como foco tanto o desempenho econômico das firmas de mídia, como também sua performance no cumprimento de responsabilidades sociais, tendo em vista a natureza dual dos meios de comunicação.
No Brasil, essa modalidade de estudos apenas começa, mas representa um campo de trabalho fértil para os pesquisadores preocupados com a sustentabilidade, inovação e função comunitária de jornais, emissoras de rádio e TV, sites, revistas e outras veículos.
Jacqueline Deolindo é jornalista, doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Unidade Campos dos Goytacazes, onde leciona Sociologia da Comunicação e da Mídia, e professora e coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). É autora do livro “O negócio da mídia no interior”, lançado este ano a partir da pesquisa realizada para sua tese, defendida em 2016.
O evento tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) e do Departamento de Comunicação Social (DCOS-UFS).