

Evento faz parte das comemorações dos 45 anos da UFS
Laranjeiras foi palco de um grande espetáculo na tarde da última quarta-feira, 8, que uniu música, teatro e dança em comemoração aos 45 anos da Universidade Federal de Sergipe. Além da Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs) e do Coral (Corufs), grupos formados por alunos dos cursos de licenciatura em Artes Cênicas e em Dança do campus de Laranjeiras surpreenderam os alunos, servidores e autoridades presentes. Foi uma oportunidade para divulgar a produção cultural do campus.
Confira álbum com fotos do evento.
“Além de fazer parte das festividades da UFS, a apresentação de hoje também é um aprendizado, pois podemos mostrar nossos estudos, que misturaram dança africana e contemporânea”, disse a estudante Hellen Jaqueline, do grupo de dança Kizomba.
Para o professor George Mascarenhas, orientador do grupo de teatro que encenou músicas e poemas de Vinícius de Moraes, a noite foi uma possibilidade de “encontro das artes” e de aproximação entre o campus e a ampla comunidade universitária.
Rosalvo Ferreira Santos, professor e Coordenador Geral do Planejamento (Cogeplan) do campus de São Cristóvão, concorda. “É uma oportunidade para os alunos de outros cursos conhecerem o que se produz na UFS e perceberem que o papel da universidade não é só formar engenheiros e médicos, mas também profissionais da área de artes e de valorizar a cultura sergipana, tornando-a conhecida”, disse ele, relatando satisfação ao perceber a qualidade da cultura produzida e apresentada.
“Por isso, a ideia é que apresentações como as que foram realizadas no auditório e no pátio central do campus para as festividades da UFS se tornem recorrentes”, é o que garante Gilson Rambelli, diretor e professor de Arqueologia Histórica.
Arte e ensino
Os estudantes que se apresentaram revelam que os cursos de Teatro e Dança do campus de Laranjeiras vão além da preparação de apresentações como as que foram feitas, já que, por serem licenciaturas, preparam os estudantes para as salas de aula.
“O curso de dança da UFS não prepara os estudantes para serem bailarinos, mas sim para se tornarem professores; também envolve teoria, estudos sobre a dança específicos para cada movimento”, comentou Priscila Rodrigues, uma das alunas do grupo Kizomba, que apesar de ser formado por estudantes dos primeiros períodos, já conta com integrantes que dão aulas de dança em escolas.
De acordo com Raul Henrique, do curso de licenciatura em Artes Cênicas, a arte é um instrumento de ensino porque amplia a visão do aluno, despertando conhecimentos que podem ser utilizados durante a vida, como o desenvolvimento da expressividade.
Para Priscila, ter cursos como esses na cidade de Laranjeiras é também bastante representativo, já que a cidade tem um perfil cultural privilegiado. “Laranjeiras é rica em cultura, o que se percebe principalmente nas danças; trazer cursos como este para cá é uma oportunidade para as pessoas de Aracaju, Laranjeiras e de outras cidades de conhecerem e darem valor à cultura local”.
Campus de Laranjeiras
O campus de Laranjeiras foi inaugurado em 2007. A sua área abrange o conjunto arquitetônico conhecido como “Quarteirão do Trapiche” e prédios do século XIX que foram restaurados para abrigar as instalações da universidade.
No campus, são ministrados os cursos de Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Dança, Museologia e Teatro, pelo fato de terem afinidades artísticas, culturais e históricas com a tradição do município.
Ascom
comunica@ufs.br