Solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia Filho ocorre nesta quarta, 14, no HU
Nesta terça, 14, às 10h, ocorre no Campus Universitário Professor João Cardoso Nascimento Júnior (HU) a solenidade de entronização do busto de Antonio Garcia Filho, fundador do curso de Medicina em Sergipe. O evento é parte das comemorações pelos 45 anos da UFS e conta com iniciativa da Academia Sergipana de Medicina e apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A Faculdade de Medicina de Sergipe começou a funcionar em 21 de março de 1961, sendo posteriormente incorporada à Universidade Federal de Sergipe. E, em 11 de janeiro de 1961, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto nº 49.864 que autorizava o funcionamento do curso.
“Dr. Antonio Garcia, então Secretário da Educação, Cultura e Saúde, priorizou a fundação da Faculdade de Medicina entre as tarefas da secretaria e convenceu o governador sobre a necessidade de formar médicos para atender a população desassistida do estado”, conta o ex-reitor Eduardo Antonio Conde Garcia, filho de Antonio Garcia.
Durante os dois primeiros anos, o curso de Medicina funcionou nas dependências do Instituto Parreira Horta. Em 1962, através de uma parceria, a faculdade é transferida para o Hospital de Cirurgia, local onde permaneceu por quase três décadas, até a construção do Hospital Universitário em 1989.
O busto
O autor do busto, o escultor italiano Ferruci Perroti, que reside em São Paulo, foi contratado pela Academia Sergipana de Medicina para confeccionar a obra. O arquiteto italiano já tem trabalhos em Sergipe: é de sua autoria a confecção dos bustos de Hipócrates e de Augusto Leite, existentes na sede da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).
Itabaiana
Ainda como parte das comemorações pelos 45 anos da UFS, Itabaiana recebe nesta terça, 14, apresentação de grupos de Teatro, Dança e Música dos cursos da UFS, além de apresentação do Grupo de Metais da instituição e do cantor Ivan Reis. Será na praça Chiara Lubich às 19h.
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS é proveniente da criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), da Escola de Serviço Social (1954) e da Faculdade de Ciências Médicas (1961).
Visite a página especial de aniversário: www.45anos.ufs.br
Ascom
comunica@ufs.br