Sex, 17 de maio de 2013, 08:02

Praça de Itabaiana sedia penúltimo dia de comemoração
Praça de Itabaiana sedia penúltimo dia de comemoração
Etronilo Machado se surpreendeu com a noite (Foto: Schirlene/Ascom)
Etronilo Machado se surpreendeu com a noite (Foto: Schirlene/Ascom)
Auxiliadora Passos e Joseilza Brasil (Foto: Schirlene/Ascom)
Auxiliadora Passos e Joseilza Brasil (Foto: Schirlene/Ascom)

Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento


Mais de 300 pessoas foram à Praça Chiara Lubich em Itabaiana durante o penúltimo dia de comemorações dos 45 anos da Universidade Federal de Sergipe, na terça, 14. As apresentações da banda de metais da Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs), dos grupos de teatro e dança formados por alunos do campus de Laranjeiras, e do cantor sergipano e também estudante da UFS, Ivan Reis, encantaram crianças, jovens, adultos e idosos que estavam presentes.


Confira álbum com as fotos do evento.


A noite foi uma surpresa para muitos. “Nunca tinha visto uma apresentação de teatro ou dança antes”, revelou José Luciano Mendonça, de 28 anos, que gostou muito das apresentações, assim como o senhor Etronilo Machado de Santana, de 59 anos. Para ele, foram uma surpresa as “novidades” apresentadas.


“Música de boa qualidade e artistas de alto nível”, foi essa a impressão da jovem Amanda Matos. Segundo ela, “Atividades como esta trazem o mundo universitário para junto da comunidade, contribui para a divulgação da cultura e possibilita às pessoas que não têm acesso direto à UFS conhecerem esse tipo de atividade”.


De acordo com o diretor do campus de Itabaiana, professor Éder Matheus de Souza, do Departamento de Matemática, é esse tipo de reação que tem importância para a população de Itabaiana. “Não podemos deixar a universidade apenas dentro dos muros, temos que encontrar meios de fazer com que ela se exponha. Essa noite é o pontapé inicial para termos uma sociedade integrada com a universidade”.


O Reitor Angelo Antoniolli, percebendo a repercussão de eventos como esse desde o início das comemorações dos 45 anos, concorda e já planeja a organização de mais eventos culturais pelo estado. “Era uma idéia que estava adormecida. Durante esses dias que tenho andando por todos os campi, tenho visto a necessidade de levar a universidade para todos, e tenho a certeza de que é pela arte, música, teatro e dança que isso pode ser feito”, assegura.


Todo dia 14


De acordo com os que estavam presentes, reuniões na Praça Chiara Lubich já estão virando um hábito. Isso porque, desde março de 2012, em todos os dias 14 acontecem apresentações culturais no local.


O idealizador da Praça e dos eventos, Edson Passos, explica: “A praça foi fundada em 14 de março, data em que a fundadora do movimento ecumênico dos focolares, Chiara Lubich, partiu. Desde a inauguração, fazemos um festival mensal de lazer e convivência em alusão a ela, que valorizava a cultura”.


De acordo com Auxiliadora de Jesus Passos e Joseilza Matos Dantas Brasil, que também participam da organização desses momentos, há meses em que nos concertos de chorinho ou nas apresentações de dança, por exemplo, chegam a comparecer em média 500 pessoas.


“Que chova ou não, as pessoas sempre vêm, mesmo sem saber qual será a programação, porque sabem que aqui vai ter algo divertido, pessoas acolhedoras e hospitaleiras”, disse Auxiliadora. De acordo com Joseilza, a iniciativa vem contribuindo inclusive para quebrar o paradigma de que Itabaiana é uma cidade violenta.


Como neste mês o evento também fez parte das comemorações da UFS, Joseilza refletiu sobre o significado dos 45 anos. “Imagine quantas personalidades, escritores, médicos, advogados, mentes pensantes e cientistas saíram de lá”. Segundo ela, a universidade tem o papel de transformar as pessoas, pois mostra “o mundo sob outras perspectivas”.


Campus Itabaiana


Em Itabaiana o campus da Universidade Federal de Sergipe foi inaugurado em agosto de 2006, e, de acordo com os últimos dados, oferece em torno de 500 vagas em dez cursos de graduação: as Licenciaturas em Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e Geografia, além dos Bacharelados em Ciências Contábeis, Administração e Sistemas de Informação. O campus oferece também dois cursos de Pós-Graduação (os mestrados profissionais em Letras e em Matemática).


Ascom UFS


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qui, 23 de maio de 2013, 13:08
Notícias UFS