Qua, 31 de julho de 2013, 07:25

Instalados grupos de trabalho para discutir Plano Diretor
Instalados grupos de trabalho para discutir Plano Diretor
Comissão do Plano Diretor da UFS é presidida pelo vice-reitor André Maurício(c).
Comissão do Plano Diretor da UFS é presidida pelo vice-reitor André Maurício(c).
Para a professora Laura Jane, plano tem que ter participação de toda comunidade.
Para a professora Laura Jane, plano tem que ter participação de toda comunidade.
Comunidade universitária pode dar sugestões sobre o plano através de email.
Comunidade universitária pode dar sugestões sobre o plano através de email.

Comissão convida comunidade universitária para participar dos debates


O vice-reitor da UFS André Maurício de Souza promoveu reunião na manhã de ontem, 30, com membros da comissão do Plano Diretor da instituição. No encontro, foram instalados seis grupos de trabalho: resíduos; água; emissão de carbono e energia; percepção e educação ambiental; acessibilidade e mobilidade; e uso do solo, vegetação e fauna.


Os grupos serão responsáveis, inicialmente, por dar um diagnóstico acerca de seus respectivos temas. A partir dessa análise, que compreende um estudo acerca do que se tem produzido na academia e debates com a comunidade universitária, por exemplo, a comissão vai elaborar o plano propriamente dito. Depois de elaborado, o documento será entregue à administração da UFS para o seu gerenciamento.


No intuito de melhor executar as atividades dos grupos de trabalho, ficou decidida a criação de um “termo de referência”, no sentido de nortear as atividades. Esse documento vai estipular as diretrizes a serem seguidas para, dentre outros motivos, dar maior celeridade às discussões.


Participação da comunidade


Para o professor André Maurício, “a reunião é de grande importância para o futuro da UFS, visto que a intenção é dar os parâmetros da composição ambiental, destinação de resíduos e de tudo que trata da universidade. Deste modo, esta reunião propõe o envolvimento de toda a comunidade acadêmica”.


Esta opinião é compartilhada pela professora Laura Jane Gomes, do Departamento de Ciências Florestais. Segundo ela, “é importante que o plano não seja feito só por técnicos. Tem que ter a participação de toda a comunidade. É um plano socioambiental no qual pretendemos ter a participação dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados”.


Para àqueles que queiram participar dos debates, dar sugestões ou ajudar de alguma maneira na elaboração do Plano Diretor da UFS, a comissão criou um email: planodiretorufs@gmail.com.


A comissão


A comissão do Plano Diretor Físico Participativo e Sustentável da UFS foi instituída em portaria assinada pelo reitor Angelo Antoniolli. É composta por dez membros. As ações englobam todos os campi.


De acordo com a portaria, a proposta do Plano Diretor deve utilizar princípios de sustentabilidade, devendo conter, dentre outras, as seguintes medidas:


- controle e orientação do uso e ocupação do solo;


- proteção, preservação, conservação e recuperação de áreas com cobertura vegetal e presença de animais;


- racionalização e adequação do uso da infraestrutura instalada, evitando-se o uso inadequado ou ociosidade dos espaços acadêmicos e administrativos;


- estabelecimento de políticas de participação da comunidade universitária na implantação e manutenção dos planos e projetos de urbanização dos espaços de uso coletivo.


Ascom


comunica@ufs.br



Atualizado em: Qua, 31 de julho de 2013, 07:39
Notícias UFS