Qui, 08 de agosto de 2013, 12:24

Colégio de Aplicação realiza evento para comemorar 54 anos
Colégio de Aplicação realiza evento para comemorar 54 anos

Evento ocorre às 8h30 no auditório da Reitoria


A direção do Colégio de Aplicação da UFS (Codap) realiza na próxima segunda-feira, 12, solenidade em comemoração ao 54º aniversário de fundação. O evento ocorre às 8h30 no auditório da Reitoria, localizado no campus de São Cristovão.


A programação contempla apresentação do Coral AplicaSom e uma mesa redonda intitulada “Codap – 54 anos construindo referência no ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação básica”, com a participação das professoras Marly Maria Santos Pinto e Martha Suzana Cabral Nunes. Haverá ainda o lançamento da coletânea de textos produzidos por alunos da escola referentes aos 54 anos e uma mostra de artes dos alunos, que ficará no hall da Reitoria de 12 a 15 de agosto.


O Colégio de Aplicação, antigo Ginásio de Aplicação (G. A.), foi criado em 30 de junho de 1959. Em 1968, ao ser fundada a Universidade Federal de Sergipe, o Codap foi incorporado à instituição.


Em 1981, o colégio transferiu-se para o campus de São Cristóvão. A partir de 1993 passou a ser vinculado pedagogicamente à Pró–Reitoria de Graduação (Prograd). Somente em 1994 o colégio passou a funcionar em sua sede própria.


Atualmente funciona regularmente o ensino fundamental do 6° ao 9° anos e o ensino médio. Desenvolve projetos de extensão de educação de jovens e adultos e curso de inglês para iniciantes, além de projetos de iniciação científica, pesquisas em nível de graduação, especialização e mestrado, ações de formação docente, bem como serve de campo de estágio e formação para diferentes profissões, atendendo mais de 200 estagiários por ano.
O quadro docente do colégio é constituído de 37 professores, entre efetivos e substitutos (8 doutores, 14 mestres, 15 especialistas). No quadro técnico administrativo conta com 12 membros.
A ex-aluna e atual professora do Núcleo de Ciência da Informação da UFS Martha Suzana, que vai participar da mesa redonda pelos 54 anos da escola, lançou em maio deste ano o livro “Colégio de Aplicação da UFS: memórias de um Ginásio de Ouro”.

“A ideia surgiu pelo fato de ter sido aluna do Codap e por sempre ouvir depoimentos dos "períodos de ouro" do colégio. Queria entender o porquê dessa representação ter ficado marcada para tantas pessoas”, afirma.


Confira o histórico completo no site do Codap.


Ascom


comunica@ufs.br


Matéria atualizada às 15h28 de 9/8/2013.



Atualizado em: Sex, 09 de agosto de 2013, 12:34
Notícias UFS