Click Sergipe
Seminário será aberto hoje, às 19h, na UFS.
A contribuição do Brasil para as discussões sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Canadá é o tema da palestra que a profa. Cecília Rocha (PhD) da Ryerson University, irá proferir hoje, 13, às 19h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe, dando início à programação do Seminário Internacional Direitos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional: diálogo Brasil-Canadá.
O coordenador do evento, Dr. Paulo Neves , afirma que o objetivo do seminário é promover o diálogo sobre os desafios para a pesquisa em Direitos Humanos - DDHH e Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, bem como fomentar o debate sobre diferentes aspectos teóricos, conceituais e metodológicos relativos ao tema. ‘Por envolver questões referentes a vários campos de saberes e práticas tais como economia, ciências sociais, educação, geografia, comunicação, saúde, nutrição, meio ambiente, dentre outros, SAN constitui-se em um campo vasto para a construção interdisciplinar do conhecimento, afirma”.Por isso, acrescenta, formamos um grupo interdisciplinar de pesquisadores para trazermos este debate para nossa Universidade.
De acordo com a jornalista Rita Simone Liberato, integrante da comissão organizadora, que defendeu a dissertação de mestrado Cultura Indígena e Segurança Alimentar no Brasil, no programa de Comunicação e Cultura na Ryerson, sob orientação da Dr. Rocha, “o volume das inscrições revelam o grande interesse da sociedade pelo tema. Há pessoas de diversos municípios de Sergipe registradas, bem como de inúmeros outros Estados, como Alagoas, Amazônia, Minas Gerais, Pará e São Paulo, dentre outros. Isto nos deixa muito entusiasmados”.
A programação terá continuidade amanhã, dia 14, durante todo o dia, no auditório da Adufs, Campus São Cristóvão. Das 9 às 12h, o tema discutido será Soberania e Segurança Alimentar na construção de Identidades. A Dra. Juliana Schober, MSc. Rita Simone Liberato, Dra. Sônia Menezes e o Dr. Vanderlei Zacchi irão apresentar suas pesquisas relativas ao assunto, em uma mesa redonda. A mediação dos trabalhos será da assitente social, Jaqueline Cerqueira.
Já no período da tarde, das 14h30 às 18h, o tema será Politícas Públicas e Soberania Alimentar. A Dra. Cecília Rocha, Dr. Kleber Oliveira, Dr. Paulo Neves e Dra. Tânia Magno irão discorrer sobre o assunto. O mediador da mesa será o Dr. Eraldo Ramos.
O Seminário é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe e do Centre for Studies in Food Security da Ryerson University, Canadá. A realização é dos grupos de estudos da UFS em Cidadania e Direitos Humanos – GEPEC, e em Alimentos e Manifestações Tradicionais - Grupam. Nesta edição, o projeto conta com o apoio da Adufs, Sesc, Fecomércio, Sindiprev, Infonet e Gráfica J Andrade. Maiores informações nosite.