Qui, 22 de agosto de 2013, 11:31

UFS avança no debate sobre criação do Hospital Universitário
UFS avança no debate sobre criação do Hospital Universitário
Grupo decidiu criar comissão para ir a Brasília negociar com a EBSERH.
Grupo decidiu criar comissão para ir a Brasília negociar com a EBSERH.
Comissão vai a Brasília para negociar com a EBSERH
O reitor da UFS, professor Angelo Roberto Antoniolli, participou na manhã de ontem, 21, de uma reunião na Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo do encontro foi discutir uma estratégia de transição do gerenciamento do Hospital Regional de Lagarto para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Participaram também a secretária estadual de Saúde, Joélia Silva Santos, representantes do campus de Lagarto e da Fundação Hospitalar de Saúde.
O grupo decidiu que será criada uma comissão para ir a Brasília nos próximos dias com a finalidade de negociar com a EBSERH o processo de transferência bem como as consequências jurídicas que cada possibilidade acarreta.
Para a UFS é imprescindível que se abra esta negociação, já que no país há apenas três instituições que seguem o modelo da EBSERH no gerenciamento de hospitais universitários, sendo um na Universidade de Brasília (UnB) e os demais nas universidades federais do Maranhão e do Piauí, respectivamente.
Angelo Antoniolli explicou que o processo é lento, mas ele é assim para todos. “O modelo pedagógico do campus de Lagarto é único no país e o fato de haver um hospital vinculado a ele vai fazer com que se torne uma referência”, defendeu.
O Governo do Estado também acredita que a negociação em Brasília servirá para esclarecer para todas as partes envolvidas sobre o processo de transferência. “Precisamos definir de que forma o Hospital Regional de Lagarto sairá do formato atual para um modelo em que ele avance e continue ofertando o serviço para a rede através de contrato, tendo metas quali-quantitativas, mas também que ele se torne um hospital de ensino, atendendo assim aos oito cursos da área da saúde oferecidos pela universidade federal em Lagarto”, enfatizou Joélia.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
Foto: Bruno Antunes/Secretaria de Estado da Saúde (SES)


Atualizado em: Qui, 22 de agosto de 2013, 11:36
Notícias UFS