Sex, 23 de agosto de 2013, 12:33

Estudantes de medicina começam a estagiar no HRL
Estudantes de medicina começam a estagiar no HRL

Jus Brasil


Depois dos alunos dos cursos de enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, agora os estudantes do curso de Medicina do Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Lagarto, também já realizam estágio supervisionado no Hospital Regional 'Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro' (HRL). A unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é responsável por garantir cobertura assistencial à população dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias, Salgado e Tobias Barreto).


A utilização do HRL como hospital-escola está inserida no processo de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe, implementada desde 2007 em Sergipe, por meio da SES. A unidade hospitalar, assim, integra-se, em parceria com o governo federal, ao plano de expansão acadêmica e de descentralização do ensino superior da UFS estabelecido pelo MEC.


Além desses cursos, a utilização da estrutura do HRL para estágio ainda contemplará os cursos de odontologia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional. As visitas supervisionadas dos estudantes de medicina estão sendo feitas semanalmente as terças, quintas e sextas-feiras.


De acordo com o gastroenterologista Fernando Every, coordenador do Núcleo de Medicina do Campus UFS/Lagarto, o estágio, nessa fase inicial, beneficia 49 estudantes da primeira turma do curso, iniciado em 2012. "Nessa primeira etapa realizamos a atividade habilidades médicas, para que o aluno possa desenvolver a prática da anamnese, que é uma entrevista para o primeiro contato com paciente, quando aprende a conhecer o seu histórico, o motivo pelo qual foi internado e todos os problemas relacionados a sua doença", explicou.


Natural de Recife (PE), formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em gastroenterologia e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP), Every destacou o significado do curso de Medicina em Lagarto poder contar com a estrutura de uma unidade hospitalar como a do HRL. "É uma unidade que tem uma organização excelente, com estrutura muito boa, que destoa de muitos hospitais. O Hospital Regional de Lagarto, ao contrário, apresenta a estrutura de como deve ser um hospital. Então, a importância disso para os alunos é muito grande", ressaltou.


Formação humanística


Além de aliar o conhecimento acadêmico à prática médica, o início do estágio no HRL também significa, para alguns alunos do curso de Medicina do Campus UFS/Lagarto, a possibilidade de conhecer melhor a realidade da saúde no município e estabelecer um elo maior com a comunidade local. É o que pensa a estudante do 2º ano de Medicina Thaynara Santos de Oliveira, de 27 anos.


"Para mim, é uma oportunidade de efetivar teoria e prática, mas, neste hospital, esse estágio representa também uma forma de aproximar a comunidade da universidade, contribuindo para uma formação pedagógica mais humanística. E isso nos estimula a formar um perfil da realidade da saúde pública do município em todos os seus aspectos", declarou a estudante, que é natural de Malhador, município da região Agreste de Sergipe.


Além da UFS, também já passaram por estágio no HRL alunos de enfermagem da Faculdade AGES, de Paripiranga (BA), e de nível técnico do Centro de Estudos Avançados em Saúde (CEAS), em Lagarto. "Com o início das aulas práticas de Medicina, a unidade cumpre mais uma etapa no processo definido pela Reforma Sanitária de Sergipe, que é o de contribuir para a formação dos médicos egressos do Campus da UFS em Lagarto. E isso traz avanços positivos para a unidade, os universitários e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos diariamente no Hospital Regional de Lagarto", complementa o enfermeiro Jardel Martins, coordenador de Internamento do HRL.



Atualizado em: Sex, 23 de agosto de 2013, 12:36
Notícias UFS