Levantamento da Folha de S. Paulo foi divulgado ontem; UFS obteve 59,77 pontos
A Universidade Federal de Sergipe está na 10ª posição entre as 28 instituições de ensino superior públicas avaliadas no Nordeste, mostra o Ranking Universitário Folha 2013 (RUF) divulgado ontem, 9. A UFS obteve 59,77 pontos. O RUF considera os critérios ensino, mercado de trabalho, pesquisa, inovação e internacionalização para elaborar o ranking.
“Comparando as notas da UFS com as obtidas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a melhor colocada no Nordeste, pode-se observar que na dimensão internacionalização, a UFS supera a UFPE e que na inovação as notas estão relativamente próximas. Por outro lado, na dimensão ensino, certamente devido à quantidade de doutores e à avaliação dos professores/avaliadores do Inep, a UFPE tem quase o dobro de pontos que a UFS, 17,24 e 9,87 pontos, respectivamente. No mercado de trabalho, a diferença entre a UFS e a UFPE é de pouco mais de 3 pontos. Na dimensão pesquisa, a UFPE (35,92) supera a UFS (30,06)”, mostra o relatório elaborado pelo professor Kleber Fernandes, da Coordenação de Planejamento Acadêmico da UFS (Copac/Cogeplan).
Verificando todas as dimensões, a UFS tem o melhor desempenho em inovação, com nota 3,04, equivalente à 25ª posição dentre as 85 universidades que informaram esse dado. “Neste caso, a UFS supera importantes centros como a Universidade Federal Fluminense (26ª posição) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (38ª posição)”, diz o documento da Copac.
Ainda de acordo com o professor Kleber, “na dimensão internacionalização, a UFS ocupa a 31ª posição, sendo inclusive melhor colocada que universidades de excelência no Nordeste, como a UFPE (35ª posição) e UFRN (39ª). A pesquisa na UFS obteve a 43ª colocação, dentre 188 universidades brasileiras respondentes”. No item ensino a UFS ficou na 80ª posição. Leia abaixo o relatório da Copac.
No ranking geral, que engloba as universidades do país e todos os 5 critérios, a UFS obtém a 51ª posição dentre as 192 instituições analisadas. A USP fica em 1º lugar, a UFRJ em 2º e a UFMG em 3º. O RUF é elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo.
Cursos
O Ranking Universitário Folha 2013 também avaliou os 30 cursos com mais matrículas no país a partir dos critérios ensino e mercado. Na UFS, os destaques foram:
- Medicina
Ranking avaliação de mercado (15º)
Ranking avaliação de ensino (27º)
- Enfermagem
Ranking avaliação de mercado (13º)
Ranking avaliação de ensino (38º)
- Geografia
Ranking avaliação de mercado (20º)
Ranking avaliação de ensino (17º)
- Pedagogia
Ranking avaliação de mercado (18º)
Ranking avaliação de ensino (35º)
- Química
Ranking avaliação de mercado (9º)
Ranking avaliação de ensino (44º)
- Serviço Social
Ranking avaliação de mercado (10º)
Ranking avaliação de ensino (42º)
Leia abaixo a lista com todos os cursos. Veja mais detalhes sobre o RUF aqui.
Ascom
comunica@ufs.br