Qua, 11 de setembro de 2013, 08:17

Universidade Federal do Ceará apresenta experiência com SiSU para a UFS
Universidade Federal do Ceará apresenta experiência com SiSU para a UFS
Universidade Federal do Ceará apresenta experiência com SiSU para a UFS
Universidade Federal do Ceará apresenta experiência com SiSU para a UFS

Em reunião na manhã da segunda-feira, 09, o reitor da UFS, pró-reitores, o coordenador de concurso vestibular e diretores dos centros receberam o pró-reitor de graduação, Custódio Luís Silva de Almeida, e o coordenador do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Miguel Franklin, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores, que fica no prédio da reitoria do Campus de São Cristóvão, e teve como objetivo apresentar a experiência da UFC nos últimos anos, após sua adesão ao SiSU em 2010.


O intercâmbio de informações se dá no momento em que a UFS adere ao SiSU. Desde o ano passado a Instituição utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério único de ingresso, entretanto sem aproveitar o SiSU. Com a nova sistemática apenas o curso de Música terá um método próprio de seleção, com testes de habilidades específicas além da prova do Enem.
Apresentando a experiência cearense, Miguel Franklin analisou que a adesão da UFC ao sistema representou um avanço, principalmente por causa da centralização no processo seletivo pelo Ministério da Educação. Por outro lado, ainda segundo ele, uma das maiores dificuldades é a efetiva ocupação das vagas pelos estudantes aprovados. Isso decorre de diversos fatores, dentre eles a aprovação de muitos ingressantes em outras Universidades através do sistema tradicional de vestibular.

Para Jonatas Meneses, pró-reitor de Graduação da UFS, com o processo seletivo nacional, a chance de mobilidade entre os estudantes é bem maior, o que, de acordo com ele, é um aspecto positivo. No campo dos desafios Jonatas cita os prazos estipulados pelo calendário do MEC, que devem ser acompanhados pelas Universidades participantes.


“Há algum tempo estamos em contato tanto com a UFC quanto com a Universidade Federal de Alagoas. Resolvemos trazer a experiência da UFC porque, na região nordeste, ela foi a primeira instituição a implantar o SiSU. É a partir destas duas experiências que vamos montar nosso edital”, explicou o pró-reitor.


Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor


comunica.gr@ufs.br


Fotos: Schirlene Reis (Ascom/UFS)




Atualizado em: Qua, 25 de setembro de 2013, 14:41
Notícias UFS