A noite de abertura VII Colóquio Nacional Filosofia da História teve como convidada especial a professora da Universidade de São Paulo (USP, Marilena Chauí. O evento aconteceu na segunda-feira, 14, no Auditório da Reitoria, que estava repleto de estudantes, professores e outros membros da comunidade, todos atentos à fala da renomada professora.
O tema da sua palestra foi “De Heródoto, Tucídides e Aristóteles até nós”. Em sua fala, a pesquisadora discorreu sobre as aproximações e disjunções entre os conceitos de filosofia, história e poesia. Além disso, analisou a possibilidade da existência concreta e válida de uma História da Filosofia.
Realizado a cada dois anos, esta é a segunda vez que o Colóquio acontece em Sergipe. “O objetivo deste evento é agregar pesquisadores que discutem filosofia da história. Também conseguimos viabilizar o contato com professores renomados, a exemplo da professora Marilena. Aproveitamos momentos como esse para conhecer estes autores, suas obras, comentar seus textos. Isso só vem a enriquecer a comunidade filosófica sergipana”, avaliou o professor Antônio Carlos, coordenador do Colóquio.
Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, este tipo de evento dá o caráter que a Universidade vem buscando nos últimos anos, que é o de ser espaço de reflexão sobre a contemporaneidade trazida por estudiosos que estão à frente de seu tempo. “Um debate desta natureza aqui em Sergipe é motivo de muito orgulho para esta casa. É um momento ímpar que entendemos ser fundamental para a construção de uma Universidade ainda mais progressiva”, completou o reitor.
Sobre Marilena
A professora Marilena Chaui é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A. Possui graduação em Filosofia (1965), especialização em licenciatura (1965), mestrado em Filosofia (1967) e doutorado em Filosofia (1971). Todos os títulos foram concedidos pela USP. Atualmente é professora titular dessa instituição. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão. Veja o currículo Lattes completo aqui.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
comunica.gr@ufs.br