Seg, 25 de novembro de 2013, 07:31

Ayres Britto fala sobre 25 anos de democracia
Ayres Britto fala sobre 25 anos de democracia
11059793265 16c5f2cdd0 o
11059965775 0a0f7482c0 o

Evento fez parte da comemoraçaõ pelo 1º ano de gestão de Angelo e André


O primeiro aniversário da gestão atual da UFS, composta pelo reitor Angelo Roberto Antoniolli e seu vice André Maurício Conceição de Souza, foi comemorado nessa sexta-feira, 22, com a palestra “25 Anos de Plenitude Democrática”, proferida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. O evento foi realizado às 19h, no auditório da Reitoria, em São Cristovão, e contou com a participação de alunos, professores e técnicos administrativos.


Visite a página do primeiro ano de mandato de Angelo Antoniolli e André Maurício


Ex-aluno e ex-professor da instituição, o sergipano Ayres Britto se emocionou ao lembrar dos momentos passados na UFS. Aposentado do Supremo Tribunal Federal, o ministro disse em sua palestra que a democracia voltou a “dar as cartas” na Constituição de 1988. Segundo Ayres Britto, “a democracia é um princípio das bases” e, portanto, “é difícil de ser mantida, porém melhora as virtudes e os méritos do cidadão”.


Através de um apanhado histórico, o ex-ministro trouxe à tona também temas delicados como a corrupção, que de acordo com ele, seguindo as palavras de Ulysses Guimarães, é o “cupim da República”. Segundo Ayres Britto, “os 25 anos de plenitude democrática são um começo para as ações do Congresso Nacional, que já criaram diversas leis de alto interesse da sociedade, como a de Acesso à Informação, Maria da Penha, Ficha Limpa, dentre outras”.


A estudante de Jornalismo Fernanda Sales acredita que a sociedade ainda tem uma visão muito limitada da democracia e, devido a isso, não valoriza a ideia de cidadania. “Ayres Britto mostrou hoje certa esperança para que a democracia impulsione todos os outros valores de justiça, bem-estar, igualdade, segurança”, diz a estudante.


“Ouvir o ex-ministro falar de forma poética sobre este tema só nos faz perceber que a democracia deve ser sempre renovada. A democracia deve ser do povo”, afirma a estudante de Direito Samyle Regina Matos Oliveira, que acredita que a palestra foi muito interessante pela leveza com que Ayres Britto impregnou o tema.


Para concluir a palestra, o ministro afirmou que “a lei é para todos, ninguém está acima dela. Todos têm direito a um governo limpo e ético, e cada um deve cumprir o seu papel”.


O reitor Angelo Antoniolli agradeceu a presença e disponibilidade de Carlos Ayres Britto por vir falar deste tema na universidade.


Helena Sader


Luiz Amaro


Fotos: Adilson Andrade


comunica@ufs.br



Atualizado em: Ter, 26 de novembro de 2013, 15:12
Notícias UFS