Qui, 12 de dezembro de 2013, 09:57

Resultado da avaliação trienal da Capes 2013
Resultado da avaliação trienal da Capes 2013
Prodema
Um historiador Francês do século XIX plasmou numa frase o que motiva um cientista: “A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui para melhorar a própria sorte”. Segundo ele, não há mágica, não há mistério, não há sorte: se o homem quiser melhorar a sua vida tem que se esforçar para, com suas próprias forças, transformar o meio em que vive por meio de projeto coletivo, motivado pelo desejo.
Foi este o princípio que motivou o PRODEMA – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS a conquistar a nota 5 da CAPES (juntamente com o Programa de Ciências da Saúde; únicos da UFS a tal feito).
Este projeto começou após a divulgação da nota em 2007, quando ele recebeu a nota 4, a Coordenação, juntamente com o corpo Docente, Discente e Técnico elaboraram um plano de trabalho visando o aumento da nota de 4 para 5. Em 2010 com a permanência da nota anterior, a Coordenação e todos que compõem o PRODEMA/UFS reuniram para avaliar a ficha de avaliação e redefinir o plano de trabalho anterior com a meta de se atingir a nota 5 e foi atingido graças ao apoio de todo o corpo docente, discente e administrativo.
Foram realizados 04 Seminários Internos (para alguns, chamados de “seminários de calibração”), várias reuniões, dezenas de conversas e orientações visando convencer professores e alunos que podiam passar para a nota 5 e que isso traria imensos benefícios para o Programa e para a UFS. Alguns desses seminários foram realizados no sábado pela manhã, sacrificando o horário livre de seu corpo docente e corpo administrativo, que sempre apoiou as iniciativas do Programa. O foco deste projeto foi atuar no avanço da publicação e da formação de jovens mestres e doutores, sem jamais abrir mão da qualidade.
É importante destacar que este Programa faz parte de uma rede no Nordeste e que apenas a UFS, UFC e a UFPB tiveram esta nota, o que dá sinais de que o projeto focado foi eficaz. Uma pós-graduação sem inovação, pesquisa séria e ousadia intelectual não dá vazão à curiosidade, que tanto reivindica Ernest Renan. Que o PRODEMA, por meio de seu corpo docente, discente e administrativo mantenha esta chama acesa para continuar na nota 5 e, nos próximos três anos, celebrarmos a nota 6!


Atualizado em: Qui, 12 de dezembro de 2013, 09:58
Notícias UFS