Este é o 2º doutorado acadêmico do país na área; aulas previstas para agosto
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o funcionamento do programa de Doutorado Acadêmico em “Ciência da Propriedade Intelectual”. A aprovação ocorreu na 151ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 26 a 28 de março de 2014, em Brasília.
A solicitação do projeto de Doutorado surgiu a partir da aprovação no Mestrado, em 2012, já com conceito 4, portanto apto a requerer um Programa de Pós-Graduação completo. "Trata-se de uma área recente na nossa Instituição e com crescimento rápido e sustentado", comenta Marcus Eugênio, pró-reitor de Pós-Graduação.
Hoje o PPGPI/UFS, coordenado pela professora Suzana Leitão Russo, é a segunda instituição do Brasil a ter um programa com mestrado e doutorado na área.
Parecer
O professor Glaucio Couri Machado, vice-coordenador da proposta, ressalta que o documento que aprova o novo curso destaca a infraestrutura adequada e o apoio institucional; a característica da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade do seu corpo docente; a quantidade de 50% dos professores doutores envolvidos com exclusividade para o Programa; a boa produtividade e a consolidação da pesquisa dos docentes; as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e a estrutura curricular, bem definidas e articuladas.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual visa o crescimento e o desenvolvimento regional e local, bem como a inovação – de caráter científico e tecnológico – na formação de egressos que poderão vir a atuar no ensino superior.
Seleção
O novo doutorado terá as seguintes linhas de pesquisa: "Propriedade Intelectual e seu papel no desenvolvimento tecnológico" e "Relações de propriedade intelectual, ciência e tecnologia com a indústria e a sociedade". O início das aulas está previsto para o mês de agosto. Para mais informações, entre em contato com o PPGPI no e-mail ppgpi.ufs@gmail.com
Confira
aqui outros programas de Pós-Graduação da UFS.
Ascom
comunica@ufs.br