Qua, 23 de julho de 2014, 09:10

Fórum internacional sobre educação popular inicia em Lagarto
Fórum internacional sobre educação popular inicia em Lagarto
Evento segue até sábado, 26
Começou, na cidade de Lagarto, o XII Fórum de Educação Popular (Frepop) – sendo a nona edição internacional. É a primeira vez que o evento é realizado fora do estado de São Paulo, recebendo pessoas de todo o país e do exterior, que têm atuação na educação popular. A programação de abertura se deu na noite de ontem, no Parque Zezé Rocha, após um “cortejo de chamamento” formado por diversos grupos percorrer as ruas da cidade. No palco, a Orquestra Sinfônica Jovem de Aracaju se apresentou para os participantes.
Conversamos com um dos organizadores e idealizadores do Frepop, Antônio Folquito Verona, sobre a realização do evento em Sergipe. “O nordeste é muito rico em movimentos sociais, de mobilização; trazer o Frepop para o interior sergipano permite que haja uma interação, sobretudo para discutirmos um tema tão relevante como este, que envolve a educação popular e a juventude”, explica o professor. “E mais importante que a discussão teórica, é a conversa, é juntar esse povo todo; o espaço de encontro é um aprendizado prático”, conclui Folquito.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) apoia o Fórum, inclusive cedendo instalações do campus de Lagarto como um dos pontos de apoio. O reitor Angelo Antoniolli participou da abertura, juntamente com os gestores do campus, Mário Adriano e Fabiano Alvin – diretores geral e administrativo, respectivamente.
Para Angelo Antoniolli, a proposta do Frepop vem ao encontro da socialização do conhecimento idealizada para a Universidade. “A UFS se propõe a romper os seus muros e dialogar com a sociedade, então é necessário que a universidade compreenda os desejos da sociedade: não temos mais aquela percepção de que sabemos sobre tudo o que as pessoas precisam. Por isso é preciso esse debate, essa compreensão, e a melhor forma de abrir esse diálogo é através de eventos dessa natureza, que tratam da educação popular, a partir da própria sociedade”, defende o reitor.
O XII Frepop segue até sábado (26-07). Confira a programação: http://goo.gl/2QIa0N.
Sobre o Fórum
A programação do XII FREPOP – Fórum de Educação Popular (IX Internacional) conta com 12 eixos criados a partir do tema gerador “Educação Popular e Juventude: O que você tem a dizer?”.
O Fórum surgiu em 2002 com o objetivo de ser um território de partilha de saberes entre educadores e educadoras populares do Brasil e de outros países. Inspirado no Fórum Social Mundial, o FREPOP acontece anualmente estando em sua décima segunda edição nacional e nona internacional. É articulado por redes de educação popular que atuam no Brasil e na América Latina.
O público que participa do evento é composto por educadores/as populares que no dia a dia tem como referência das práticas pedagógicas a educação popular vinculadas a pedagogia de Paulo Freire. Atuam em movimentos sociais do campo e da cidade, na educação formal e não formal, na área da saúde, cultura, igualdade racial, equidade de gêneros, na luta pela diversidade igualdade e justiça entre tantas outras áreas do saber e políticas públicas.
Marcilio Costa
Campus de Lagarto


Atualizado em: Qua, 23 de julho de 2014, 09:21
Notícias UFS