Sociólogo português fará conferência e lançará livro na instituição
O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos estará na Universidade Federal de Sergipe nesta quarta-feira, 17, para receber a mais alta condecoração oferecida pela instituição, o título de Doutor Honoris Causa. Além da cerimônia, Boaventura fará a conferência de abertura dos Fóruns Permanentes da UFS e lançará o livro “O direito dos oprimidos”. O evento terá início às 15h, no Auditório da Reitoria, na Cidade Universitária.
Segundo o Estatuto da UFS, o Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se distinguem, “seja pelo saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos”. Confira aqui a lista com todos que já recebem esse título na UFS.
Na resolução que concedeu o título a Boaventura, aprovada em setembro de 2013 pelo Conselho Universitário, foram destacadas “as realizações do homenageado, a imensa obra publicada” em diversas línguas, o fato de ele ser “um dos mais influentes cientistas sociais da atualidade no campo das Ciências Sociais, com vasta atuação na área”, além de ter uma trajetória intimamente ligada ao Brasil. Confira a resolução na íntegra aqui.
Conferência e Lançamento
O evento terá início às 15h, com a sessão solene de outorga do título de Honoris Causa. Às 16h, será a conferência “Para uma Universidade Polifônica: entre conhecer e reconhecer”. A partir das 18h, ocorre o lançamento do livro “O direito dos oprimidos”, tese de doutoramento defendida por Boaventura em 1973 na Universidade de Yale (EUA). Todo o evento será transmitido em tempo real pelo Canal da UFS no Youtube.
Conforme sinopse da editora, a obra “constituiu uma análise sociológica do direito informal e da resolução de litígios na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Em tempos de ditadura militar, deu ao local o nome fictício de Pasárgada, retirado de um poema de Manuel Bandeira, para não identificar a comunidade que generosamente o tinha acolhido. É a primeira vez que a tese é publicada em português."
Fórum Social Permanente
O Fórum Social Permanente será responsável pela instituição dos Observatórios Sociais, que funcionarão a partir do trabalho de comissões permanentes ou temporárias. Ao estabelecer esse Fórum, a UFS tem por objetivo discutir sua relação com a sociedade, bem como servir de instrumento transformador nesta relação. O Fórum Social Permanente será, ainda, um espaço de discussão, síntese e estruturação de proposições advindas dos Observatórios Sociais.
Fórum Permanente das Licenciaturas
O outro mecanismo de conexão com as demandas sociais será o Fórum Permanente das Licenciaturas, que auxiliará a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) - juntamente com as demais pró-reitorias, direções de centro, chefias de departamentos e de núcleos de graduação- na formulação e implementação de políticas para o ensino das licenciaturas na UFS.
Biografia
Boaventura é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Notável Acadêmico Jurídico (Distinguished Legal Scholar) da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madisone Global Acadêmico Jurídico(Global Legal Scholar) da Universidade de Warwick. É também diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.
Ascom