Qua, 12 de novembro de 2014, 06:46

Rádio UFS vence Prêmio BNB de Jornalismo pelo segundo ano
Rádio UFS vence Prêmio BNB de Jornalismo pelo segundo ano
Juliana Almeida durante entrega do prêmio em Fortaleza.  (arquivo pessoal)
Juliana Almeida durante entrega do prêmio em Fortaleza. (arquivo pessoal)
Cerimônia de premiação aconteceu em Fortaleza
A reportagem intitulada “Divina Renda: a renda irlandesa de Sergipe conquista a alta costura na Europa”, da jornalista Juliana Almeida, foi vencedora do Prêmio BNB de Jornalismo 2014, na categoria Prêmio Especial para o melhor trabalho entre os publicados em veículos da mídia impressa e/ou eletrônica localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de novembro, durante o XX Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e do XIX Encontro Regional de Economia, em Fortaleza.
A reportagem traz a arte centenária das rendeiras do município de Divina Pastora, situado a 34 quilômetros de Aracaju. A renda irlandesa é reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil e a renda irlandesa tem possibilitado a inclusão produtiva, o associativismo e, acima de tudo, vem contribuindo para o desenvolvimento social e dar visibilidade mundial a um pequeno município de Sergipe.
A renda irlandesa surgiu na Europa, possivelmente no norte da Itália entre os séculos XVI e XVII, essa arte foi difundida para o mundo e aqui no Brasil foi trazida pelas damas da sociedade que vinham do velho continente, no final do século XVIII. Elas repassaram o saber para as mucamas que perpetuaram a arte de bordar. Em Sergipe o município que mais se destaca na produção dessa arte é Divina Pastora que abriga mais de 80 % das rendeiras do estado. Elas estão organizadas na Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora onde elas produzem artigos de cama, mesa e banho além de toalhas com motivos religiosos, acessórios para roupas e até capa para celular.
Juliana Almeida é coordenadora de Jornalismo da Rádio UFS e destaca a importância de mais um prêmio para a emissora. “No ano passado a Rádio UFS venceu o Prêmio BNB de Jornalismo e esse ano vem mais essa conquista. É uma vitoria de toda a equipe de jornalismo da rádio que se dedica muito para fazer um jornalismo de qualidade. Estamos todos muito honrados com o reconhecimento”, disse.
Este ano a emissora foi a vencedora estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com essa mesma reportagem. Em 2013, a Rádio UFS venceu a categoria Rádio Regional III, do Prêmio BNB de Jornalismo com a matéria intitulada “Cultura popular e desenvolvimento social do Nordeste: das gravuras de inverno à Bonita Maria do capitão”.
Rádio UFS FM


Atualizado em: Qua, 12 de novembro de 2014, 06:54
Notícias UFS