Sex, 21 de novembro de 2014, 16:14

Mesa discute políticas públicas em educação
Antes da mesa, houve apresentação do grupo folclório Guerreiro
Marina Crespo Pinto Pimentel (técnica do CNPq/Ciência sem Fronteiras)
Eduardo Sílvio Lira (pró-reitor de Extensão da Ufal e coordenador do Forproex)
Janeusa T. de Souto (pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFRN)

Evento será realizado às 19h, no Auditório da Reitoria

Como parte do último dia de atividades da segunda Semana Acadêmico-Cultural (Semac), acontece na noite desta sexta feira, 28, uma mesa-redonda com o tema Políticas Públicas em Educação no Brasil. O evento será realizado às 19h no Auditório da Reitoria. Veja a programação completa da 2ª Semac.

ASSISTA AO VÍDEO sobre a mesa-redonda.

Dentre os membros da mesa, o pró-reitor em exercício de Assuntos Estudantis da UFS (Proest) Rivaldo Sávio discutirá os caminhos da gestão pública em educação no Brasil, destacando as ações desenvolvidas pela Proest para alunos vulneráveis economicamente.

O pró-reitor irá falar ainda sobre as bolsas oferecidas aos alunos, como as destinadas à residência, creche, cultura, esporte, alimentação, auxílios pedagógico e inclusão, atendendo aos eixos do Plano Nacional da Educação (PNAE), que contribui para o desenvolvimento, crescimento e rendimento do aluno.

“Será destaque na discussão a política de assistência a alunos com deficiências física e mental desenvolvida na UFS. Neste quesito, a universidade é referência no Nordeste com a criação da Divisão de Apoio à Inclusão (Dain), que contrata bolsistas para acompanharem alunos com deficiência física em suas atividades acadêmicas e disponibiliza cadeiras de rodas motorizadas para a melhor mobilidade dos alunos cadeirantes," diz o pró-reitor. Outro aspecto abordado será a parceria entre UFS e PNAE que garante refeições diárias no Restaurante Universitário – Resun.

Kleber Fernandes da COPAC (Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica), responsável pela produção de indicadores acadêmicos da UFS, dicutirá sobre os dados levantados no setor que é ligado a Pró-Reitoria de Planejamento. Os levantamentos sobre disciplinas que mais reprovam, Média Geral Ponderada, índice de regularidade e outras dificuldades enfrentadas por alunos compuseram dez textos que serão apresentados durante a mesa redonda e servirão como base para desenvolvimento de futuras políticas publicas de assistência a comunidade acadêmica.

Atualizado em 28/11/2014 às 14h58: Confira as fotos do evento.

Atualizado em: Sex, 28 de novembro de 2014, 18:05