
André Maurício afirmou, em seu discurso, estar realizando um dos grandes sonhos de sua vida.
O professor André Maurício Conceição de Souza, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é oficialmente um cidadão sergipano. A homenagem realizada na tarde de ontem, 24, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese),foi proposta pelo deputado estadual João Daniel e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. Nascido na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o vice-reitor afirmou, em seu discurso, estar realizando um dos grandes sonhos de sua vida.
Durante a sessão especial, que foi acompanhada por familiares, amigos, colegas da UFS e políticos, André afirmou que por toda a sua vida se sentiu muito próximo do Estado de Sergipe até mesmo por ter morado aqui durante boa parte de sua infância e adolescência. “Tenho muito orgulho de ter vivido nessa terra. De ter vivido em Aracaju num momento em que ela era muito diferente do que é hoje. De ter curtido a praia do Bairro Industrial, de ter tomado sorvete na Cinelândia, de ter curtido o bar do Mangaba em Propriá, de ter conhecido o Festival de Artes de São Cristóvão e de hoje poder dizer que sou sergipano de fato e de direito”, declarou André.
O deputado João Daniel, por sua vez, frisou as contribuições sociais e políticas que André tem oferecido ao Estado. O deputado lembrou que além de ser um dos grandes pesquisadores do de Sergipe, André também possui um forte compromisso ideológico e social que fazem com que ele mereça o título de cidadão sergipano. “Um homem que orgulha a todos os que o rodeiam pela sua história, pelo seu compromisso, pela sua disciplina, pela sua organização e pela sua capacidade”, elogiou o parlamentar.
Confira aqui a galeria de fotos da solenidade.
Histórico
O físico e pesquisador André Maurício de Souza, atual vice-reitor da UFS, nasceu no município de Belo Horizonte (MG), filho de Alexandrina Luz Conceição e José Carlos de Souza, em 1968. Na UFS, ingressou no curso de Engenharia Civil, mas a paixão pela teoria o levou a passar para o curso de Física, no qual se formou em licenciatura de Física e Bacharelado. Fez Mestrado e Doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, no Brasil, e o Pós-Doutorado na Universitat Stuttgart/Alemanha.
Sua trajetória profissional na UFS começou após sua aprovação para o cargo de técnico administrativo, no qual atuou por 9 anos, em laboratório. Foi também professor associado do Departamento de Física da UFS, tendo sido eleito diretor do Centro de Ciências Exatas da UFS para o quadriênio 2009–2013. É, também, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos, Pesquisador bolsista de produtividade I do Conselho Nacional de Pesquisa/CNPq, e Pesquisador Associado do International Center for Theoretical Physics/UNESCO/Gov. Itália; além de ter várias publicações e orientações concluídas.
Mas, além de sua trajetória acadêmica, merece destaque outra característica marcante deste pesquisador, que é uma marca da sua trajetória em Sergipe: a defesa permanente da democratização do acesso aos resultados dos avanços científicos e tecnológicos, com transparência e possibilidade de acesso aos editais e programas por todos aqueles realmente comprometidos com a pesquisa e com a ciência.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
comunica.gr@ufs.br
Com informações da Agência Alese de Notícias
Fotos: Adilson Andrade (Ascom/UFS)