






Evento foi prestigiado por representante dos Correios.
Dando continuidade às comemorações que celebram o centenário do professor José Aloísio de Campos (1914-2014), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu na tarde desta sexta-feira, 28, o lançamento de um selo comemorativo em parceria com os Correios. Na ocasião,o ex-reitor da UFS também foi homenageado com o lançamento do livro “Aloísio de Campos: Os recursos minerais e o desenvolvimento de Sergipe”, organizado pelo economista e escritor Dilson Menezes Barreto.
A solenidade, realizada no Hall da Reitoria, contou com a presença do diretor regional adjunto dos Correios, Fábio dos Santos Barreto, responsável pela oficialização do selo por meio de sua obliteração (aplicação da marca com o uso do carimbo). Estiveram presentes, também, o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, e os filhos de Aloísio, Marcelo, Gisela e Maurício Campos.
Fábio Barreto agradeceu, em nome dos Correios, o convite para integrar as celebrações do centenário de José Aloísio de Campos. “O selo representa uma marca de divulgação para o mundo sobre pessoas que são referência na sociedade”, salientou.
Lançamento do livro
O evento foi sequenciado pelo lançamento do livro “Aloísio de Campos - Os recurdos minerais e o desenvolvimento de Sergipe”, escrito pelo economista Dilson Barreto, também amigo do homenageado. Em seu discurso, Dilson compartilhou sua satisfação em dividir com outras pessoas as ideias deixadas por Aloísio de Campos. “Fiquei grato com a aceitação da universidade em aceitar minha obra, produzi-la e distribuí-la entre todos os presentes”, diz.
O escritor comenta ainda que o livro propõe uma reflexão sobre dois assuntos importantes: a trajetória de vida de Aloísio e a diversidade da riqueza de recursos minerais de Sergipe, temática central dos textos escolhidos para a obra. “Este livro traz as grandes ideias que eu guardo do doutor Aloísio, meu mentor e exemplo de vida, para que elas sirvam como fonte de inspiração para a posterioridade”, conclui.
Por fim, pró-reitores, professores, servidores e alunos da universidade, além dos familiares de Aloísio de Campos, prestigiaram a distribuição de autógrafos do autor, por meio dos livros distribuídos aos presentes pela Editora UFS.
Agradecimentos
“Eu queria agradecer a Universidade, aos Correios e a todos os envolvidos pelas homenagens ao meu pai. Parece-me que a obra dele continua sendo lembrada, e isso é gratificante para mim e para toda a família”, afirma Maurício Campos. Emocionado, agradeceu a Dilson Barreto pelos trabalhos referenciados a Aloísio de Campos. “Dilson era como um filho para o meu pai, e eu sou grato a ele por estar sempre preocupado em manter viva a sua história”, conclui.
Homenageado
Nascido em 29 de novembro de 2014, na cidade de Frei Paulo, Sergipe, José Aloísio de Campos foi graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, e dedicou uma parte da sua vida à carreira de professor. Foi o fundador do primeiro Campus Universitário da UFS, no município de São Cristóvão, sendo seu reitor entre 1976 e 1980. Em vida, também foi economista no Estado de Sergipe, prefeito de Aracaju, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese), e administrador em diversos cargos públicos. Faleceu aos 71 anos, em Aracaju.
Ascom
comunica@ufs.br
Fotos: Adilson Andrade (Ascom/UFS)