Sex, 13 de fevereiro de 2015, 15:13

Doutor pela UFS é destaque em publicação nacional
Doutor pela UFS é destaque em publicação nacional
Marcelo Mota e Luiz Moreira, editor-chefe da Arquivos Brasileiros de Cardiologia
Marcelo Mota e Luiz Moreira, editor-chefe da Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Premiação seleciona as melhores pesquisas em ciências cardiovasculares


A revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, publicação científica oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e o principal veículo de divulgação de pesquisas brasileiras na área de ciências cardiovasculares, premiou na última sexta-feira, 6, os autores dos cinco melhores artigos publicados em 2014. Entre eles está Marcelo Mendonça Mota, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).


"Exercício Resistido Restaura a Função Endotelial e Reduz a Pressão Arterial de Ratos Diabéticos Tipo 1" é o título do artigo desenvolvido por Marcelo. Segundo ele, a pesquisa trata de um estudo pré-clínico que buscou avaliar os efeitos do exercício resistido sobre as alterações na glicemia, além da medição dos parâmetros cardiovasculares em ratos diabéticos. No estudo, observou-se que o exercício resistido foi capaz de melhorar a glicemia e reduzir a pressão arterial destes animais. Marcelo comenta também que a pesquisa traz informações acerca de procedimentos inerentes à prática clínica e ao campo da cirurgia da medicina cardiovascular.


“A maior recompensa em ter meu artigo publicado e premiado está no reconhecimento, principalmente por se tratar do principal veículo de divulgação de pesquisas científicas na área das ciências cardiovasculares”, afirma Marcelo. “Este prêmio serve também de incentivo para que estudantes de graduação e pós-graduação vejam a possibilidade de desenvolver bons estudos na área”, comenta.


O trabalho de Marcelo foi fruto de sua tese de doutorado, desenvolvida através do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFS. Sua pesquisa foi elaborada no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular (LAFAC) sob a orientação do professor Márcio Roberto Viana Santos.


“Nossa maior alegria é ver que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas Universidades Federais Públicas Brasileiras, em especial as do nordeste, ainda assim somos capazes de produzir ótimos resultados”, ressalta o professor Márcio, que se mostra orgulhoso do trabalho realizado por seu orientando. “Os resultados que culminaram com a publicação deste premiado artigo foram frutos da dedicação e do árduo trabalho de Marcelo, o que serve de exemplo e incentivo para que outros como ele ingressem na pós-graduação e levem o nome da UFS e do nosso estado para além das nossas fronteiras”.


Mário observa ainda que, para a UFS, esse é o reconhecimento de que a nossa instituição está caminhando para a excelência em pesquisa. “Os investimentos realizados estão dando bons resultados”, comemora.


Premiação


O Prêmio ABC de Publicação Científica, que está em sua 10ª edição, visa a incentivar o envio de artigos que tratem de temas cardiovasculares para a revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia, além de estimular o desenvolvimento de trabalhos técnico-científicos. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu no dia 6 de fevereiro no Hotel Intercontinental São Paulo, em São Paulo/SP.


Currículo


Marcelo Mendonça Mota possui graduação em Educação Física pela Universidade Tiradentes (2005). É especialista em Fisiologia do Exercício Resistido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2007). Mestre (2010) e doutor (2014) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. É integrante do Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da UFS e dos grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde (UFS/SE) e Biotecnologia e Inovação Terapêutica do Departamento de Fisiologia da (UFS/SE). Tem experiência na área de Fisiologia Humana e do Exercício e Farmacologia Cardiovascular.


Ascom
comunica@ufs.br



Atualizado em: Sex, 13 de fevereiro de 2015, 15:58
Notícias UFS