O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Bruno Oliveira, esteve neste mês no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) para realizar um diagnóstico da situação de implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que tem entre suas funções unificar práticas assistenciais e administrativas, permitindo a criação de indicadores padronizados.
Em Sergipe, o aplicativo virou realidade graças ao Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do HU-UFS (SGPTI), que atua em conjunto com a Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Ebserh.
Para Bruno Oliveira, o aplicativo está entre as propostas da Ebserh baseadas na construção coletiva. “Certamente voltarei a Aracaju outras vezes para compartilhar ideias e projetos, mas de antemão quero parabenizar ao pessoal do HU-UFS pelas melhorias contínuas. É muito bom a gente olhar para trás e ver como as coisas evoluíram ao longo do tempo. A Ebserh dará todo o apoio necessário a esse crescimento, inclusive utilizando meios como a videoconferência, que integra os hospitais filiais e tem se mostrado uma excelente ferramenta”, apontou Bruno, que durante a visita realizou ainda um diagnóstico de infraestrutura no hospital para promover a continuidade da implantação do AGHU.
Resultados
Para a coordenadora do SGPTI, Adicinéia Oliveira, o Aplicativo é uma demonstração clara sobre o quanto a Tecnologia da Informação pode contribuir para proporcionar melhorias aos hospitais. “Hoje temos no HU de Sergipe três módulos implantados, denominados Paciente; Internação e Ambulatório Administrativo. Após essa visita, e com esse diagnóstico, percebeu-se que temos condições de implantar seis novos módulos, com acompanhamento remoto da Ebserh”, informou.
Em relação aos módulos já implantados, a coordenadora explica que o módulo Pacientes, por exemplo, proporciona vantagens como o cadastro unificado e o prontuário único dos pacientes. Já o módulo Internação, permite um controle total sobre os pacientes internados em todas as especialidades, bem como sobre leitos ocupados ou disponíveis, tudo isso com atualização em tempo real.
Por último, o módulo Ambulatório Administrativo disponibiliza as grades de agendamento das consultas de forma ágil. “Todos esses módulos já funcionam efetivamente no HU-UFS. Existe um grupo de trabalho responsável pelo planejamento da implantação dos módulos dentro dos hospitais universitários. Esse grupo é formado por uma equipe multidisciplinar, que abrange diferentes divisões em cada hospital. O nosso planejamento abrange a implantação de seis novos módulos no HU-UFS, com expectativa de funcionamento de todos eles até o final de 2016”, informa Adicinéia Oliveira.
AGHU
O desenvolvimento do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um projeto do Ministério da Educação que padroniza práticas assistenciais e administrativas em todos os hospitais universitários de sua rede. A utilização do Aplicativo proporciona o aprimoramento dos processos de atendimento, estendendo aos pacientes facilidades como o prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele relacionados. Além disso, padroniza indicadores, o que facilita a implantação de melhorias e a divulgação transparente de dados para o público.
No HU-UFS é possível hoje visualizar informações em tempo real sobre leitos ocupados, bloqueados para limpeza, entre outras situações. Além disso, o acompanhante e/ou familiar do paciente do Centro Cirúrgico tem acesso a informações em tempo real sobre início e término de uma cirurgia, por exemplo. “Eles podem acompanhar tudo através de um painel instalado na entrada do Centro Cirúrgico”, complementa Adicinéia.